Em sessão especial, deputada reconhece as contribuições de 123 cidadãos por Mato Grosso

Foto: Secom ALMT

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) homenageou 123 cidadãos que, de alguma forma, contribuíram para o desenvolvimento do estado e das pessoas que aqui vivem. Por iniciativa da deputada Janaina Riva (MDB), homens e mulheres receberam comendas, moções de aplausos e títulos de cidadania mato-grossense como reconhecimento dos trabalhos prestados.

A solicitante da sessão especial, deputada Janaina Riva, fez questão de registrar que as homenagens apresentadas foram aprovadas pelos 24 parlamentares que compõem a Casa de Leis e, portanto, representam o reconhecimento de todos os deputados. “Esta homenagem não só é minha, mas de todos os mato-grossenses em agradecimento a doação, coragem e dedicação de uma vida para Mato Grosso”, afirmou a parlamentar.

Entre os títulos entregues, o deputado Dr. João (MDB) e o delegado Victor Hugo Teixeira receberam a Comenda Filinto Müller, uma das mais altas homenagens do parlamento estadual. Também foram entregues duas comendas Dante de Oliveira, ao empresário e ex-secretário Chefe da Casa Civil Mauro Carvalho e ao coronel do Corpo de Bombeiros Flávio Gledson.

Primeiro piloto de aviões de combate a incêndios de Mato Grosso, o Coronel Flávio Gledson teve um trabalho de destaque em 2020, sendo primeiro comandante de operações e com mais de 200 horas de voos para combater as chamas que queimaram grande parte do bioma. “Sou filho de nordestinos, nascido em São Paulo e estou desde os cinco anos de idade em Mato Grosso. É uma honra receber a Comenda Dante de Oliveira, um homem com trabalho relevante não só no estado, mas em todo o país”, afirmou o coronel Gleidson.

Houve quem participou da sessão especial para receber o esperado título de cidadão mato-grossense, como é o caso da jornalista Amália Barros, que é reconhecidamente deficiente por ter visão monocular. Há cinco anos ela passou a utilizar as redes sociais para mobilizar e levantar doações para compra de próteses oculares a pessoas carentes. Neste período, Amália encampou uma luta para que as pessoas com visão monocular fossem reconhecidas como deficientes e assim pudessem ter acesso a benefícios que visem dar melhores condições de vida a esses cidadãos. 

“Aos vinte anos eu dormi enxergando e acordei cega, passei por mais de dez cirurgias para tentar reverter e no meio caminho ainda perdi um rim. Foi um período difícil na minha vida, mas desde que eu mudei pro Mato Grosso eu aprendi a ressignificar isso. Estar na Assembleia recebendo essa honraria é muito importante para mim. Eu já me sinto mato-grossense há muitos anos, mas depois dessa honraria, quero ver alguém dizer que eu não sou do estado de Mato Grosso”, brincou a homenageada.

Outro agraciado com o título de cidadão mato-grossense foi o diretor/fundador do jornal A Gazeta do Vale do Araguaia, Paulo Batista de Melo, pelo relevantes serviços prestados à comunicação na região do Araguaia. 

A juíza Cristiane Padim, coordenadora do Núcleo de Conciliação e Mediação de Conflitos do Poder Judiciário, recebeu uma Moção de Aplausos em reconhecimento ao trabalho prestado na solução de impasses. De acordo com a magistrada, a auto composição permite que as partes decidam sobre a melhor forma de solucionar o conflito. “É muito importante receber este reconhecimento pelo nosso trabalho, pelo espaço que a Justiça possui hoje em busca de solucionar os impasses. Precisamos ampliar a acessibilidade a estes espaços e levar a mais cidadãos e cidadãs”.

Para a deputada Janaina Riva, a entrega de títulos, moções e comendas é uma forma de mostrar que essas pessoas que contribuem com o estado. “A homenagem é para que o cidadão entenda que é importante, que o Estado está vendo que o trabalho dele e para que seja exemplo para que outras pessoas se espelhem na condutas desses grandes seres humanos que ajudam nosso estado continuar se desenvolvendo e crescendo, tornando o que Mato Grosso é”, concluiu a parlamentar.

Fonte: LAIS COSTA MARQUES / Secretaria de Comunicação Social

Seja o primeiro a comentar sobre "Em sessão especial, deputada reconhece as contribuições de 123 cidadãos por Mato Grosso"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*