Turistas aquecem a economia de Barra do Garças na Temporada dos Rios Garças e Araguaia

A Câmara alerta para que o banhista tenha cuidados para manter a saúde na Praia

Ascom/CMBG

A Temporada de Praia nos Rios Garças e Araguaia chega ao seu pico nos próximos dois finais de semana, a rede hoteleira está lotada, turistas não estão conseguindo vagas desde a noite de quinta-feira (14),
“É muito importante para a região, aquece a economia local, supermercados, postos de combustíveis, restaurantes, bares e similares, farmácias, enfim, o comércio todo ganha além de gerar diversas vagas temporárias de emprego”, destacou o presidente da Câmara Municipal de Barra do Garças Pedro Filho.
A presença de banhistas nas praias teve um aumento em relação a última temporada, realizada em 2019 (2020 e 2021 não teve a temporada devido a pandemia). Neste ano são muitas opções, além da tradicional Praia Quarto Crescente em Aragarças, População local e turistas tem como opções as Praias Primavera (Pontal do Araguaia) e do Horlei (Aragarças) no Rio Araguaia, e as Praias da Rapadura, Bosque e Sol em Barra do Garças e da Arara em Pontal do Araguaia, esta última, uma das que possui o maior banco de areia, está atendendo com uma barraca sendo que só é possível fazer camping dentro da Praia, a área de proteção ambiental (Margens) estão interditadas.
Antes de ir à praia porém, é importante ter alguns cuidados para fazer um passeio seguro e sem nenhum tipo de imprevisto.
Como manter a saúde na praia

  1. Cuide bem da sua alimentação
    Ir à praia implica passar algumas horas fora de casa e até mesmo longe de onde você mora. Por isso, é essencial estar preparado em relação à alimentação, afinal, ela é indispensável para que o corpo tenha saúde e energia. Para quem prefere uma alimentação nutritiva e natural, preparar lanches rápidos em casa é uma boa opção, como sanduíches naturais, frutas, castanhas, água de coco e milho, ou comprar alimentos em quiosques confiáveis.
  2. Mantenha o corpo hidratado
    Garantir uma pele bronzeada, macia e sem ressecamento é algo que tem influência direta da ingestão de água no dia a dia. Então, ao ir à praia para curtir um dia quente e ensolarado, não se esqueça de levar uma garrafa de água para manter a hidratação do corpo e impedir que a sua derme fique seca e sensibilizada, garantindo a saúde interna e externa do seu corpo.
    No entanto, apesar de a água ter suas funções, manter o organismo hidratado vai além da ingestão dela. Se você pretende tomar banho de sol e rio por mais de um dia seguido, o ideal é nunca abrir mão da hidratação da pele. Para isso, invista em um bom hidratante e o aplique após voltar para casa e tomar um banho. Dessa maneira, você consegue manter a pele bonita e macia, afinal, a intenção é curtir e relaxar, e não ficar com o corpo ardendo e descascando.
  3. Não se esqueça do protetor solar
    Nos dias ensolarados e mesmo nos nublados, a proteção solar se faz necessária uma vez que o mormaço pode queimar o corpo assim como a exposição direta dos raios ultravioletas sobre a pele humana. Para evitar as queimaduras, sensação de ardência, descamação, vermelhidão e outros sintomas recorrentes do contato dos raios solares com a derme, é essencial investir em um filtro com um fator solar adequado para o seu tom de pele.
    Lembre-se sempre de usar um produto próprio para cada parte do corpo, como os filtros específicos para o rosto e um batom com FPS para proteger os lábios também. Além disso, não deixe de aplicar uma nova camada de produto após entrar na água ou conforme as indicações do rótulo.
  4. Aposte em acessórios para se proteger do sol Além de utilizar um filtro solar para sua pele, também é importante apostar em acessórios para proteger o restante do corpo, como também vestir roupas frescas para se cobrir em horários de sol forte.
    Na praia e no dia a dia, os óculos de sol são indispensáveis, afinal, os olhos são sensíveis à luz e podem ser prejudicados com a exposição. Ademais, também é interessante apostar em chapéus para garantir que áreas como o cabelo, couro cabeludo, orelhas e rosto fiquem bem protegidas.
    Lembrando que esses cuidados são necessários mesmo para quem deseja pegar uma cor. Nesse caso, opte por horários no começo e final da tarde e não abra mão dos acessórios e filtro solar.
  5. Utilize repelente
    As praias fazem parte da natureza e, por isso, muitas delas são cercadas por árvores e plantas. Isso faz com que seja constante a presença de insetos como pernilongos e borrachudos. Para se proteger contra eles, é preciso utilizar produtos como o repelente, seja natural, seja industrial. Esse é um cuidado básico principalmente com as crianças e com aqueles que têm alergia às picadas.
    É bom lembrar também que esse tipo de produto não espanta insetos maiores como abelhas, marimbondos e formigas, por isso fique atento. Como é necessário utilizar protetor solar para assegurar a pele contra o sol, o ideal é aplicar o filtro, esperar que seque para, só então, passar o repelente por cima. Mas não esqueça: esse produto não deve ser aplicado no rosto próximo a mucosas como a boca, nariz e olhos.
  6. Respeitar os limites em locais de banho e se for dirigir não beba
    Nesta época do ano aumenta os casos de afogamento e também ocorrências de acidente de trânsito, importante ter cuidado, ao tomar banho no Rio, respeitar as marcações feita pelo Corpo de Bombeiros e ter cuidado especiais com crianças e adolescentes, estando nas áreas demarcadas você estará protegido sem risco de ser atingido por alguma embarcação. No caso de ir dirigindo para a praia, não consumir bebidas alcoólicas, além de ser vedado pelo Código Brasileiro de Trânsito, podendo ser multado e preso, aumenta o risco de acidentes de trânsito devido o grande fluxo de veículos.
    Este é um alerta que a Câmara Municipal de Barra do Garças faz para que você possa ter um final de semana tranquilo curtindo a temporada de Praia sem colocar em risco sua saúde.

Seja o primeiro a comentar sobre "Turistas aquecem a economia de Barra do Garças na Temporada dos Rios Garças e Araguaia"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*