SES prorroga prazo para inscrições de trabalhos no 1º Encontro Centro-Oeste de Práticas em Saúde

Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde - Foto por: Secom-MT

O encontro ocorrerá entre os dias 22 e 25 de novembro de 2022, no Hotel Fazenda Mato Grosso

Ana Lazarini | SES-MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) prorrogou para até 05 de novembro as inscrições de trabalhos no 1º Encontro Centro-Oeste de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Ecopics), que ocorrerá entre os dias 22 e 25 de novembro de 2022, no Hotel Fazenda Mato Grosso.

A ficha de inscrição para submissão de trabalhos no 1º Ecopics deve ser acessada aqui. Na página, será possível visualizar o instrutivo para inscrições e submissão de trabalhos, além dos modelos de pôster/banner para formatar a apresentação em PDF.

O evento será realizado em parceria com as Secretarias Estaduais de Saúde de Goiás, de Mato Grosso do Sul, do Distrito Federal e o Ministério da Saúde.

Foram disponibilizadas 1.200 vagas para participação presencial no evento. A inscrição de participantes pode ser realizada neste link até o dia 20 de novembro. Podem participar do encontro gestores, trabalhadores e acadêmicos da área de saúde e a população em geral que tem interesse no tema. O evento será certificado pela Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP-MT).

O 1º Ecopics será sediado no Hotel Fazenda Mato Grosso, localizado na rua Antônio Dorileu, Nº 1100, no bairro Coxipó, em Cuiabá. No dia 22, a abertura do evento será das 18h30 às 20h. Nos dias 23 e 24, as atividades iniciam às 8h e segue até às 18h. No dia 25, o evento começa às 8h e encerra 16h. Veja a programação em anexo.

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

“Vamos apresentar e discutir temas relevantes para construção coletiva de um documento norteador das etapas a serem seguidas para a implementação da política nos estados da nossa região, fortalecendo as coordenações estaduais e municipais. A expectativa é possibilitar a ampliação de oferta aos usuários do SUS e melhorar a rede de Atenção à Saúde”, explica a coordenadora de Promoção e Humanização da Saúde da SES, Rosiene Pires.

As práticas foram institucionalizadas por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC).  São elas: Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Medicina Antroposófica, Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Termalismo Social/Crenoterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa, Yoga, Apiterapia, Aromaterapia, Bioenergética, Constelação familiar, Cromoterapia, Geoterapia, Hipnoterapia, Imposição de mãos, Ozonioterapia e Terapia de Florais.

O evento é promovido pela SES por meio da Secretaria Adjunta de Vigilância e Atenção à Saúde, da Superintendência de Atenção à Saúde e da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde.

Seja o primeiro a comentar sobre "SES prorroga prazo para inscrições de trabalhos no 1º Encontro Centro-Oeste de Práticas em Saúde"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*