Pela 1ª vez, Laboratório Municipal de Barra do Garças tem nota máxima de qualidade no PNCQ

Durante o período da avaliação anual, o laboratório realizou mais de 87 mil exames, atingindo a marca histórica de exames coletados

Secom/BG

O Laboratório Municipal Dr. Arnulfo da Cunha Coutinho, de Barra do Garças, foi avaliado como “Excelente” pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC). Considerado o maior provedor de ensaios de proficiência do país, o Programa realiza a avaliação de mais de 4 mil laboratórios brasileiros, latino-americanos e europeus.

A avaliação compreendeu o período de outubro de 2021 a setembro de 2022 e concedeu ao laboratório de Barra do Garças, pela primeira vez, a nota máxima do Programa, o que significa que o trabalho oferecido à população é de alta qualidade, com resultados de exames plenamente confiáveis, atendendo as necessidades do público.

Para o secretário de Saúde, Adilson Tavares, esse resultado só foi possível devido ao compromisso do Governo Municipal com a Saúde e dos integrantes da equipe. “Nós ofertamos, diretamente, acesso ao SUS por meio de exames laboratoriais para todos os moradores de Barra do Garças. A gestão do Dr. Adilson, e claro, a nossa equipe, têm realizado e oferecido um serviço de excelência para a população, comprovado por esse certificado”, disse.

Durante o período da avaliação, foram realizados 87.291 exames, atingido a marca histórica de exames feitos no laboratório. “Os dados, ao todo, somam o investimento de mais de 300 mil reais na saúde pública”, enfatizou a responsável técnica Dr. Raniana Fratari.

Segundo o coordenador do laboratório, Dr. Edson Scherer, o PNCQ foi implementado na atual gestão. “Antigamente o laboratório não seguia a RDC 32 de 1999, que obriga os locais a terem um programa de controle de qualidade”, contou o coordenador.

Seja o primeiro a comentar sobre "Pela 1ª vez, Laboratório Municipal de Barra do Garças tem nota máxima de qualidade no PNCQ"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*