Saúde e solidariedade: UCT de Barra do Garças inicia ações da Campanha Nacional de Doação de Sangue

🏥🔬🩸🧬
A semana de doação será entre os dias 21 e 25 de novembro e contará com agendamentos prévios para doações.

Secom-BG

No mês de Campanha Nacional de Doação de Sangue, o prefeito Dr. Adilson Gonçalves convida a população barra-garcense e da região para realizar doações de sangue para a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) do município. Este ano, a semana de doação será entre os dias 21 e 25 de novembro e contará com agendamentos prévios para doações.

A finalidade dos agendamentos é abastecer o banco de sangue do município evitando o desperdício de bolsas de sangue e os agendamentos devem ser realizados pelo telefone (66) 3401-2756. A coordenadora da UCT, Nilvaci Rodrigues, explicou que a unidade optou pelo agendamento este ano, pois “a validade de uma bolsa de sangue é de 35 dias. Se forem coletadas 50 bolsas em um mesmo dia, daqui 50 dias muitas bolsas podem exceder o prazo de validade, caso não haja um receptor”.

Segundo a coordenadora, a unidade de Barra do Garças atende dez municípios da região e os interessados podem procurar o banco de sangue durante todo o ano, já que o estoque necessita de reposição constante, devido à alta demanda de transfusões. “Uma única bolsa de sangue doada por uma pessoa, pode salvar até quatro vidas. Por isso, é muito importante que a população tenha o hábito de doar sangue”, destacou.

Após mais de 10 anos de espera, o banco de sangue passou por uma série de reparos estruturais, juntamente com o Hospital Municipal. Segundo o prefeito Dr. Adilson, agora conta com melhores condições de atendimento aos doadores: “Doar sangue é um grande ato de amor e de solidariedade e, agora, contamos com um ambiente de doação de sangue mais limpo, iluminado e acolhedor”.

Para ser um doador, é necessário ter entre 16 e 69 anos completos, pesar igual ou superior a 51 quilos, apresentar documento com foto e cartão do SUS no momento da doação, estar bem alimentado e ter dormido por, pelo menos, quatro horas. Pessoas com sintomas gripais, grávidas, mulheres no período pós gestação e ou amamentando estão temporariamente impedidos de doar sangue.

Horários de atendimento da UCT: de segunda a sexta-feira, das 07h às 10h e das 13h às 16h. Para mais informações, entre em contato pelo telefone: (66) 3401-2756.

Seja o primeiro a comentar sobre "Saúde e solidariedade: UCT de Barra do Garças inicia ações da Campanha Nacional de Doação de Sangue"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*