EXPOSIÇÃO – Homenagem Valdon Varjão

Mestre Artesão Nico Miranda

Desde o dia 1º de julho o Mestre Artesão Nico Miranda, de Jataí – GO, esteve expondo suas obras na Bero Can Artesanatos, em Aragarças. A exposição foi em homenagem a Valdon Varjão o idealizador do Discoporto. O Artesão produziu 14 ET’s com partes de cabaças cultivadas por ele. Parabéns pelo belo trabalho. Uma pena que a exposição não tenha sido realizada também em Barra do Garças no centro de Cultura Valdon Varjão.

Nico Miranda foi agraciado pela UNESCO – Organização das Nações Unidas Para a Ciência, Educação e Cultura, com o Reconhecimento de Excelência Para Produtos Artesanais do MERCOSUL +12., o artista teve passagem por Barra do Garças e Aragarças entre os anos de 1981 e 1996, onde, além de exercer atividades públicas, como professor e jornalista, dedicava-se a aperfeiçoar suas técnicas de artesanato com cabaças, sua especialidade.

1 Comentário sobre "EXPOSIÇÃO – Homenagem Valdon Varjão"

  1. Lazaro Luciano Di Franco Lima e Souza | 23/11/2023 at 19:42 | Responder

    Parabéns Nico Miranda (professor Nicó como era chamado pelo ilustre Wilmar Peres de Farias). Essa exposição foi um de seus último trabalhos em vida. Meu saudoso Pai, faleceu em Jataí no dia 13/11/2023, em decorrência de cirurgia para remoção de vesícula inflamada.
    Mas com certeza deixa um grande legado não somente no campo do artesanato (sendo agraciado pela UNESCO em 2012), mas sobretudo nas várias atividades que lidou durante seus 75 anos, 9 meses e 13 dias de vida aqui na Terra.

    Foi professor da rede pública estadual de Goiás (Colégio Estadual de Aragarças) e de Mato Grosso (Eurico Gaspar Dutra), onde lecionou, História, OSPB, História das Artes, Educação Moral e Cívica, professor de Fanfarra.

    Jornalista, criador do Jornal “A hora de Mato Grosso” na década de 80 e 90, assessor de Imprensa da prefeitura de Barra do Garças – MT em meados da década de 80 e 90, escritor, articulista de jornais e revistas, editor, chefe de sucursal, correspondente e âncora de programas jornalísticos das Rádios Aruanã e Difusora de Barra do Garças – MT, Rádio Difusora de Jataí – GO, Rádio Interativa FM, criador do programa “Coisas da Gente” e FESTA DO TROFÉU CARRO DE BOI em parceria com a Rádio Difusora de Jataí.

    Nico Miranda era membro da: Academia de Letras, Cultura e Artes do Centro-Oeste, Academia Mineirense de Letras e também da Academia Jataiense de Letras (da qual foi presidente).
    A biografia de Nico Miranda vai muito além do citado aqui.

    Autor das seguintes obras: – Por que Calarmos (Depoimentos – Causos e Versos); Inconstância das Horas; Coivaras; Guerrilha do Cerrado (A revolta da flora e da fauna); “Não acorda a chuva”; Cantigas (de mim pra você); Kallandamandara; Turisminho e as garças (quadrinhos); Barra do Garças: administrações municipais; Projeto Discoporto (cordel).

    Prêmio Reconhecimento de Excelência da UNESCO para produtores artesanais do Mercosul: Implementado em 2007–2008, em colaboração com organismos competentes em artesanato da Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, o prêmio tem o objetivo de incentivar os artesãos a criarem produtos por meio de habilidades, design e temas nacionais de modo inovador, assegurando a continuidade e a sustentabilidade das tradições culturais. O Brasil participou pela primeira vez das inscrições para o prêmio em 2012, na 3ª edição do evento, que é bienal.

    O artesão jataiense Nicodemos Souza de Miranda (Nico Miranda), agraciado com um trabalho feito com cabaças, utilizando a técnica de acoplagem desenvolvida por ele. Nico concorreu com a obra intitulada “Santa Inanimada”, e foi agraciado com o “Prêmio Reconhecimento de Excelência da UNESCO”.

    Obrigado Por tudo Pai! Estamos sentindo muito a sua falta. Mas tenha certeza que durante todo esse tempo que convivemos juntos, só temos a agradecer pela sua presença, pela sua proteção, pelo seu respeito, pelos ensinamentos, pelo seu carinho, por sua dedicação à família. Agradeço a Deus por ter tido um Pai tão bacana como o senhor! Não é fácil sua ausência, mas vamos seguir firmes buscando colaborar uns com os outros e levar alegrias por onde for, sempre levando vibrando energia positiva.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*