Caminhada Ecológica do Projeto de Revitalização do Córrego Fundo marca o Dia do Rio no Vale do Araguaia

Assessoria CPP

Em comemoração ao Dia do Rio, o Projeto de Revitalização do Córrego Fundo promoveu no último fim de semana, em Barra do Garças, uma caminhada ecológica ao longo do córrego Peixinho com foco na conscientização e conservação das nascentes.

A ação que busca promover a importância vital das nascentes para a saúde dos rios, contou com as crianças e adolescentes do Projeto Agente Mirim, um Programa de Prevenção às Drogas coordenado pela Associação da Polícia Penal, estudantes da UFMT/Araguaia e entidades parceiras. A iniciativa, integra o Projeto de Revitalização que é coordenado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) do Alto Araguaia e pelo Centro de Pesquisa do Pantanal (CPP), conta o apoio do Banco Bradesco S/A


De acordo com a vice-presidente do CBH- Alto Araguaia, Cristhiane Vasconcelos, a caminhada buscou ensinar na prática a realidade da manutenção dos cursos d’água, como córregos, ribeirões e rios, na região do Vale do Araguaia. “É para que eles sejam no futuro multiplicadores do que aprenderam aqui. Então, nada melhor que uma educação inclusiva para gravar na mente das crianças”, explicou.


Durante a caminhada, que teve um percurso de 2.500 metros, os participantes puderam aprender sobre a importância do cercamento para evitar a contaminação da água pelo gado e a necessidade de cobertura arbórea. Isabella Cardoso, uma adolescente de 13 anos que participou do evento, expressou sua satisfação: “Aprendi como preservar, para que o gado não suje, com o cercamento, e a importância de ter uma cobertura com as árvores. Precisamos preservar o meio ambiente para podermos viver melhor.”

 

Cristiano Soares, coordenador do Curso de Formação de Líderes do Agente Mirim, destacou a importância da ação como uma forma de “transbordar o copo” dos alunos com o conhecimento adquirido sobre o meio ambiente e a preservação das nascentes. Agradeceu ao projeto por contribuir para a formação dos alunos, ressaltando a necessidade de preservar as amplas vegetações e belezas naturais de Barra do Garças.
A vice-presidente do CBH, Cristhiane Vasconcelos, encerrou o evento anunciando a continuidade da parceria em 2024, bem como a entrada de novos participantes no Projeto Agente Mirim.O Projeto de Revitalização do Córrego Fundo é um esforço coletivo na região do Araguaia, que busca restaurar o ecossistema local, capacitar e engajar a comunidade na proteção e conservação dos recursos naturais, além da implantação de técnicas de saneamento rural.

 

Seja o primeiro a comentar sobre "Caminhada Ecológica do Projeto de Revitalização do Córrego Fundo marca o Dia do Rio no Vale do Araguaia"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*