Pioneira de Barra do Garças, Anísia Pessoa falece aos 87 anos

🖤
“Mãe Anísia”, como era conhecida, foi um expoente da resistência no Araguaia durante a ditadura militar.

Secom-BG

Na última quarta-feira (20), faleceu no município de Barra do Garças, Anísia Marques Pessoa (87), que tornou-se símbolo de acolhimento aos diversos universitários por mais de 40 anos com sua pensão. “Mãe Anísia” ou “Querida”, como era carinhosamente conhecida, trabalhou arduamente durante toda a sua vida, sempre demonstrando empatia e generosidade.

Querida completaria 88 anos neste sábado (23), moradora de Barra do Garças, sua pensão fica localizada na rua Simião Arraya. De festas políticas a festas religiosas, estava sempre presente com seu grande carisma.

Mesmo no período da ditadura, na pensão da mãe Anísia os moradores discutiam a política e novas conjunturas nacionais e internacionais. Ela era uma figura importante para os movimentos sociais da região e se configurou como um expoente da resistência no Araguaia durante a ditadura militar.

Dentro do contexto político, Anísia criou seus filhos, que se tornaram professores na fase adulta: José Pessoa, fundador do campus Araguaia da UFMT; Anselmo Pessoa e Letícia Pessoa. Alguns moradores e frequentadores da pensão se tornaram figuras notáveis no município, como o ex-prefeito de Barra do Garças, Zózimo Chaparral.                                       

Seja o primeiro a comentar sobre "Pioneira de Barra do Garças, Anísia Pessoa falece aos 87 anos"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*