MAÇONARIA – Em Barra do Garças, Grão-Mestrado homenageia Obreiro e inaugura Monumento Maçônico

Loja Acácia do Araguaia comemora 50 anos de trabalho ininterrupto de João Liandro Tavares e inaugura Monumento Maçônico que representa a Maçonaria na grande Barra.

Acompanhado dos Grão-Mestres de Honra IIr∴ Gelson Menegatti Filho, José Ferreira Leite e Ademir Lúcio de Amorim, além do Grande Secretário da Guarda dos Selos, Ir∴ Luiz Carlos Quini, o Soberano Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Josué Paulo Fernandes, prestigiou, no último sábado (09/03), no Oriente de Barra do Garças, Sessão Especial de Homenagem da B∴C∴A∴R∴L∴S∴ Acácia do Araguaia nº 6, que contou, ainda, com a presença do Delegado da 5ª Região Administrativa do GOEMT, Ir∴ Paulo Olivieri.

Durante a Sessão, presidida com maestria pelo Venerável Mestre, Ir∴ Wendell Lopes de Araújo, o Soberano Grão-Mestre e os eminentes Grão-Mestres de Honra entregaram ao Ir∴ João Liandro Tavares, Obreiro daquela Oficina, pelos 50 anos de atividades maçônicas, completados naquela data, o título da “Ordem do Mérito Maçônico de Benemérito” do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso.

Emocionado, o Ir∴ João Liandro traçou um breve resumo de sua caminhada maçônica, desde sua Iniciação, em 09/03/1974, até o presente momento, e agradeceu ao Grão-Mestrado do GOEMT pela distinção recebida.  

Monumento Maçônico – Antes da Sessão, em solenidade que contou com a presença do Ir∴ Adilson Gonçalves, prefeito daquela cidade e membro da B∴A∴R∴L∴S∴ Encontro das Águas nº 34, foi inaugurado, pelas autoridades maçônicas, um belo Monumento em homenagem à B∴C∴A∴R∴L∴S∴ Acácia do Araguaia nº 6. Durante a solenidade, foi lido um documento alusivo ao ato.

“Fundada em 14/12/1969, a Benemérita, Cinquentenária, Augusta e Respeitável Loja Simbólica Acácia do Araguaia, que, ao longo de mais de meio século de existência, procurou sempre respeitar os Landmarks e cumprir os objetivos da Ordem Maçônica, através da Iniciação de homens livres e de bons costumes, sobreviveu e muito se fortaleceu, ao ponto de estar hoje recebendo, em sua homenagem, esse belíssimo monumento, cujo simbolismo representa a essência do que deve pautar a vida do homem maçom. De certa forma, esse monumento representa, também, as demais Lojas do nosso Oriente e da região”, expressa o texto lido. (GOEMT)

 

JOÃO LIANDRO TAVARES

“Natural de Ivolândia-GO. Filho de pequenos produtores rurais, Pedro Adelino Tavares e Maria Liandro da Silva, nasceu na Fazenda Córrego Fundo no dia 28 de julho de 1950, é o quarto filho de uma prole de dez. Minha infância foi simples como a de qualquer criança nascida no

interior.

Trago, na memória, lembrança da casa simples, pomar com diversas fruteiras, fogão caipira, forno de barro onde minha mãe assava os mais deliciosos biscoitos.

Cursei o ensino primário na fazenda, ainda sobrava tempo para ajudar os pais; levava, na cabeça, bacia de comida até a roça, ainda trabalhava capinando até a hora de buscar a merenda, depois continuava capinando até o final do dia.

O ensino, na escola da Fazenda, não havia divisão de classe, era um misto de pré até o quarto ano. Aprendi muito. Os professores que davam aulas nas escolas rurais eram rigorosos, batiam de palmatória (Santa Luzia), caso não desse conta da lição e, principalmente, da tabuada.

Em 1964, apareceu um missionário Holandês, chamado Laurens Thomas Sim Zeca, almoçou na minha humilde casa, gostou de conversar comigo e achou que merecia uma oportunidade de ir pra cidade estudar. Meus pais concordaram na hora, essa decisão rendeu muitas críticas das pessoas da região, como vocês tem coragem de dar um filho para alguém que nem conhecem?

Cheguei em Iporá, fui morar no internato das irmãs, Nair e Dahir. Essa decisão mudou a vida de toda família. Depois de certo tempo, meus pais e irmãos vieram morar comigo na cidade de Iporá.

Não tinha currículo escolar, colocaram-me no primeiro ano, tinha capacidade diferenciada dos demais alunos, dessa forma fui parar no terceiro ano durante um semestre. No ano seguinte, cursei o quarto ano na Escola Reunidas Dom Bosco, fui autorizado a fazer o exame de

admissão ao ginásio. Fui aprovado.

Cursei o ginásio no Colégio Estadual Elias de Araújo Rocha, no mesmo colégio cursei o primeiro, segundo e metade do terceiro ano de Técnico em Contabilidade.

Conclui o curso de Técnico em contabilidade na Escola Heronides Araújo, em Barra do Garças – MT.

1.972 trabalhava numa loja de móveis chamada Rei do Lar, do meu amigo e irmão Carlito Araújo Ribeiro que me promoveu a gerente e me transferiu para gerenciar a filial de Barra do Garças – MT.

Quando cheguei em Barra do Garças, a cidade não tinha energia elétrica nem ruas asfaltadas, também não tinha estrada asfaltada que ligasse a Capital Cuiabá, Goiânia e toda região.

Aqui trabalhei em diversas empresas privadas: Rei dom Lar, Móveis Klênia, Porta da Amazônia Tratores, Multi Solda e Viação Xavante Ltda.

Ocupei os seguintes cargos públicos: Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Barra do Garças, mandato do Prefeito Jonir de Oliveira Sousa; Secretário de Finanças e Administração, no mandato do Prefeito Wilmar Peres de Farias; Chefe da 3º Ciretran de Barra do Garças durante cinco anos.

Com muita dificuldade, consegui formar os meus dois filhos:

Liandro, é advogado tributarista e a Laura, publicitária, ambos residem e trabalham em Goiânia – GO.

Aos 59 anos de idade, conclui o curso de Direito nas Faculdades

Cathedral. Hoje sou advogado atuante em Barra do Garças – MT.”

Seja o primeiro a comentar sobre "MAÇONARIA – Em Barra do Garças, Grão-Mestrado homenageia Obreiro e inaugura Monumento Maçônico"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*