Sema divulgará primeiras propriedades selecionadas para participar do Juntos pelo Araguaia na quarta-feira (10)

Rio Araguaia em Barra do Garças Crédito - Mayke Toscano/Secom-MT

Programa é considerado a maior iniciativa de recuperação de bacias hidrográficas do mundo; evento será em Barra do Garças

Nayara Takahara | Sema-MT                                  A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) lançará o primeiro lote do programa Juntos pelo Araguaia (JPA) em Mato Grosso, no dia 10 de abril, em  Barra do Garças (a 511 km de Cuiabá)l, durante a “1ª Conexão Juntos pelo Araguaia”. No evento serão apresentadas as propriedades selecionadas para receber apoio do programa.

Considerada a maior iniciativa de recuperação de bacias hidrográficas do mundo, o objetivo central do programa é a revitalização da bacia hidrográfica do Rio Araguaia, com a restauração de 10 mil hectares no bioma Cerrado, sendo cinco mil em Mato Grosso e cinco mil em Goiás.

“O Juntos pelo Araguaia é um projeto realizado no coração do Brasil, que, mais do que restaurar o meio ambiente nas propriedades privadas, leva ao produtor conhecimento sobre a melhor prática a ser aplicada no imóvel, incluindo como ele lida com a natureza e com a mudança do uso da terra”, afirmou a secretária de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT), Mauren Lazzaretti.

“O Governo do Estado, em um projeto inovador, está oferecendo apoio direto aos produtores. O evento será uma oportunidade única para que possam conhecer todos os detalhes e saber como aderir e receber apoio do programa”, completou.

Entre as ações realizadas pela iniciativa, estão projetos de recomposição florestal, conservação do solo e água, enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas, bem como a promoção da mudança de cultura sobre práticas sustentáveis de ocupação do território. O projeto prevê que pequenos e médios produtores atuem diretamente na recuperação das áreas degradadas já declaradas no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Inscreva-se aqui para participar do lançamento.

Juntos pelo Araguaia

O programa foi lançado em 2019 pelos governos federal e estaduais de Mato Grosso e Goiás. Na primeira etapa, é executado em 16 municípios goianos e 12 mato-grossenses. Em Mato Grosso, as cidades impactadas são: Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Barra do Garças, General Carneiro, Guiratinga, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Tesouro, Torixoréu.

Saiba mais sobre o JPA.


Serviço | 1ª Conexão Juntos pelo Araguaia

Data: 10/04/2024 (Quarta-feira)
Horário: 13h
Local: Olimpo Eventos – MT100, 6km à direita. Rua 13, Bairro Recreio das Águas Quentes, Barra do Garças.               

Seja o primeiro a comentar sobre "Sema divulgará primeiras propriedades selecionadas para participar do Juntos pelo Araguaia na quarta-feira (10)"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*