Ciclo de Palestras sobre TEA e Superdotação em Barra do Garças começa nesta quarta (25)

Parceria entre Prefeitura, Câmara e Mensa Brasil leva formação para educadores sobre direitos e abordagens pedagógicas para estudantes neurodivergentes

Matheus Lôbo | Secom – BG

A Prefeitura de Barra do Garças, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Lazer, em parceria com a Câmara de Vereadores e o Mensa Brasil, inicia nesta quarta-feira (25/02) o ciclo de palestras com foco no Transtorno do Espectro Autista (TEA), Altas Habilidades e Superdotação (AH/SD). O momento formativo, destinado a profissionais da educação, se estende até a sexta-feira (27/02), tem o objetivo de promover um debate amplo, difundir informações e discutir os direitos vinculados aos estudantes que apresentam neurodivergências.

A formação, essencial para o desenvolvimento de um ambiente escolar mais inclusivo, foi estruturada em cinco painéis. A programação abordará desde o cenário atual da superdotação no Brasil, os deveres públicos de fornecimento de apoio e a implementação desses direitos no contexto escolar, até a identificação de características dos estudantes e técnicas de abordagem pedagógica eficazes.

Entre os palestrantes estão nomes como Lucas Barreto, Jurista e Procurador Geral da AGU, que abordará os “Marcos Legais da Inclusão”, e Argene Aparecida, Vice-Presidente da Mensa Brasil, com o tema “Direito Sistêmico e Saúde na Escola”. Na quinta-feira (26), a psicóloga Ivana Elisa Fricke Matte Rebello tratará de “Além das Notas Altas: Desvendando a Superdotação e a Dupla Excepcionalidade na Sala de Aula”.

O encerramento, na sexta-feira (27), contará com as apresentações da psicóloga Patrícia Schneider sobre “Identificação Ativa e o AEE” e de Julio C. G. Campos Filho, Presidente da Mensa Brasil, que discutirá o “Superdotação no Brasil: O Papel das Instituições e o Impacto Social da Identificação de Talentos”. O ciclo de palestras representa um compromisso da gestão municipal em qualificar os educadores e garantir o cumprimento dos direitos e deveres na inclusão de todos os alunos da rede municipal.

Os encontros ocorrerão nos três dias, iniciando sempre às 18h00 e seguindo até as 21h00. 

Seja o primeiro a comentar sobre "Ciclo de Palestras sobre TEA e Superdotação em Barra do Garças começa nesta quarta (25)"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*