TURISMO BRASILEIRO

Foto: Gcom-MT

Temporada de Praia

Quando se fala em Araguaia, a primeira lembrança que vem são as praias de areia branca que se formam nos meses de maio a agosto. Tendo como a alta temporada os meses de junho e julho, as três cidades irmãs, Barra do Garças, Pontal do Araguaia e Aragarças (GO) –  recebem turistas de diversas partes do Brasil que buscam por diversão e sol, enquanto em algumas partes do Brasil nessa época estão com o termômetro marcando 10ºC.

Nessa época é montada uma estrutura de barracas de bebidas e comidas, palco, banheiros nas praias, onde os turistas podem curtir com a família, além das opções de passeios de barco, pescaria, banana boat, entre outras, e à noite curtir os luaus que ocorrem, as festas tradicionais da época, os barzinhos do Porto do Baé.

(Renata Menezes | Sedec-MT)

Conheça Barra do Garças, a cidade oferece atrativos turísticos para todas as estações do ano

http://conhecendomt.com.br/

Fotos: Reprodução

A natureza foi generosa com Barra do Garças. Localizada aos pés da Serra Azul, a cidade tem em seu domínio os Rios Araguaia e Garças, possui cachoeiras, cavernas, grutas, montanhas, matas nativas, águas termais e outros atrativos turísticos que propicia a prática de diversas modalidades de turismo e tudo isso a faz, um dos municípios com o maior potencial turístico no Estado.                                                        

Situada no Estado de Mato Grosso, (cerca de 508 km da capital, Cuiabá) a cidade de Barra do Garças e conhecida como o Paraíso das Águas. Por possuir um enorme potencial hídrico. 

A cidade não tem praia, mas as suas vizinhas têm e para colocar os pés na areia basta atravessar a ponte.

Na época em que o sul e o sudeste do país estão em pleno inverno, surgem belíssimas praias nas cidades de Pontal do Araguaia (MT) e Aragarças (GO), municípios ligados com Barra do Garças.

Há cerca de 5 km do centro da cidade de Barra do Garças está a praia do Rio Araguaia e um pouquinho mais distante (10 km) está a da Arara, ambas oferecem lazer e diversão para a população local, visitantes e turistas.

No município o visitante ou turista pode desfrutar do turismo de pesca, aventura, negócios, paraquedismo, voo livre, trekking, ecoturismo e outros.

Para o turismo de pesca a cidade oferece a possibilidade do encontro com os grandes peixes típicos da Bacia Amazônica.

O Rio Garças e o Rio Araguaia se encontram.

Barra do Garças está à margem esquerda do Rio Araguaia, que delimita as fronteiras de Mato Grosso e Goiás. 

Durante a temporada de praia é difícil encontrar vagas nos hotéis em Barra do Garças, por ser o município com maior e melhor infraestrutura na região.

Os restaurantes, bares e lanchonetes também ficam lotados. A cidade (com uma vida noturna bastante agitada) oferece diversas opções gastronômicas para todos os paladares e bolsos. 

Na mesma época que acontecem os festivais de praia nas cidades vizinhas, diversos acontecimentos culturais ocorrem em Barra do Garças.

Cachoeira do Pé da Serra

Cachoeira do Pé da Serra

Uma das vantagens do município e a facilidade que se tem de ter acesso a alguns atrativos turísticos, como é o caso das cachoeiras da Maçonaria e a do Pé-da-Serra localizadas há apenas oito minutos de carro do centro da cidade.

Cachoeira da Maçonaria

A primeira está a alguns passos do estacionamento onde é obrigatório deixar os veículos.

Já para ter acesso a segunda é necessário fazer uma pequena caminhada de aproximadamente 25 minutos (dependendo do condicionamento físico da pessoa), para chegar até ela, através de bosques nativos e trilhas que atravessam um córrego de águas cristalinas.

Parque das Águas Quentes

Um dos atrativos turísticos mais visitados na cidade é o Parque das Águas Quentes, o local possui piscinas de águas termais, que são uma excelente opção de diversão e entretenimento para pessoas de todas as idades.

Localizado há poucos minutos do centro da cidade, o Parque possui piscinas hidrotermais, com temperaturas que variam de 31 a 43 graus. 

Além dos banhos, o parque oferece uma estrutura com bar molhado, restaurante, lanchonetes e outras comodidades para os usuários do local.

Cachoeira Cristal

Cachoeira Cristal

A cerca de 50 km de Barra do Garças, está situada a Cachoeira Cristal um lugar de rara beleza com diversas piscinas naturais de tamanhos diferentes, ideais para mergulho e contemplação da natureza. No lugar é possível a visualização de belos cardumes de peixes.

Turismo religioso

Por décadas centenas de pessoas visitaram uma réplica do Cristo Redentor, construída no alto da Serra Azul para fazer orações, agradecimentos, pedidos de milagres, curas e bênçãos. 

No entanto, o local foi interditado (em 2014) pela secretária estadual de Meio Ambiente (Sema) e os acessos a um dos atrativos turísticos mais visitados na cidade estão fechados.

A imagem do Cristo possui 15 metros de altura e está localizada ha 5 km do centro. 

O lugar oferece uma linda vista da cidade de Barra do Garças a união do Rio Araguaia com o Garças e dos municípios vizinhos, Pontal do Araguaia e Aragarças. 

Os meios de acesso ao Cristo (que está interditado) se faz de carro ou por uma escada de 1,400 degraus que começa no pé da serra e termina no topo num total de 700 metros de altura. 

Turismo e Misticismo

No Brasil, Barra do Garças é também um dos destinos preferidos dos místicos e estudiosos do assunto. Com diversas comunidades esotéricas instaladas no município, a cidade é conhecida mundialmente como um santuário místico e metafísico.

O misticismo que paira sobre a região motivou o historiador Valdon Varjão, na condição de vereador pelo município, na década de 1990, a instalar uma pista para pouso de discos ­voadores, pois segundo uma lenda local, a região é pródiga em visitas de extraterrestres.

O Discoporto está localizado também na Serra Azul a aproximadamente 800 metros do Cristo Redentor.

 

 

Seja o primeiro a comentar sobre "TURISMO BRASILEIRO"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*