ÁREA AZUL

Os primeiros passos já estão sendo dados

No dia 10 passado, do corrente mês, começou a operar a FAIXA AZUL em Barra do Garças. Observamos que a população vai se adaptando a nova realidade da cidade, que tem por objetivo ser um lugar moderno e bom para se viver, o que necessariamente passa por uma humanização do trânsito.

Existem problemas, é certo, nada que não possa ser devidamente corrigido e nada anormal que justifique a “gritaria” daqueles que teimam em lutar contra o progresso.

Toda implantação de um novo projeto, gera certo transtorno e em Barra do Garças foi assim quando da mudança da Avenida Gabriel Ferreira para mão única. No Brasil foi assim com a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança e posteriormente com o uso dos faróis acesos durante o dia nas rodovias, mas se é regra e é lei temos que a cumprir.

Vale ressaltar que o Estacionamento Rotativo Pago está inserido na Lei Nº 9.503, de 23 de setembro de 1997. – Código de Trânsito Brasileiro, que no seu artigo 24 assim dispõe:

Capítulo II – DO SISTEMA NACIONAL DE TRÂNSITO Seção II – Da Composição e da Competência do Sistema Nacional de Trânsito Compete aos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição: (…)

X – implantar, manter e operar sistema de estacionamento rotativo pago nas vias; (…)

Observe-se que não é uma LEI MUNICIPAL e sim uma LEI FEDERAL que institui o Estacionamento Rotativo Pago, ou seja, não é uma inovação do Município de Barra do Garças a implantação da FAIXA AZUL, mas sim uma adequação a legislação federal.

No que pese algumas críticas à aceitação pela população, usuários e comerciantes e empresários é excelente, senão vejamos:

A empresária Cássia Manciolli assim se pronunciou nas redes sociais: “Sobre a faixa azul? Fiquei feliz ontem de pagar um real e entrar tranquilamente na loja pra comprar um presente e depois outro um real pra parar na lan house”.
Ao que foi corroborada por vários outros internautas:

Rhossana A. Parolin Albuquerque Costa Eh, tbm achei ótimo, teve uma vez que sai, da loja pendurada de sacolas e menino tive que esperar no sol quente meu marido ir pegar o carro 3 quarteirão pra baixo, parar no meio da rua ligar o pisca alerta ate por todos pra dentro do carro, a policia parou atrás de mim, acionou o alarme e quase fui multada. AGORA TEM,VAGA PARA NOS.

Alessandra Pereira Pinheiro Garcia Eu achei a glória escolher vagas na Mato Grosso.

Elaine Maia Alves Borges Concordo com vc, estacionamento de rua é pra consumidores, funcionários não devem estacionar seus meios de transporte em frente ao seu trabalho.

Paulo César Silveira Acho barato tbem pelo conforto, gasto menos com estacionamento do que antes que ficava procurando vaga.

Pelos relatos acima transcritos podemos observar no termômetro das redes sociais que a FAIXA AZUL está sim sendo muito bem recepcionada pelos usuários, e embora algumas pessoas teimem em ser contra o progresso que vem chegando a Barra do Garças, as pessoas com visão de futuro agradecem a administração municipal.

Ainda sobre a satisfação dos usuários do sistema, alguns empresários e comerciantes também deixaram seu depoimento:
Luiz Iglesias, empresário do ramo de alimentação afirma que já sente a diferença, pois agora existem vagas para estacionar, o que antes não ocorria.

Romário do Restaurante Vitória Régia também afirma que um dos seus maiores problemas era justamente a falta de vagas para estacionar e já sente o reflexo positivo da FAIXA AZUL.

No mesmo sentido o empresário Sidnei Falabretti, proprietário da empresa Fassetti entende benéfica a instalação e apesar do pouco tempo e de achar que precisa haver algumas adequações a diferença já pode ser sentida de uma maneira positiva.
Nossa reportagem percebeu que nos dias que precederam a implantação, em especial no sábado anterior ao dia dos pais, a Rua Mato Grosso estava lotada e a população utilizando os benefícios de finalmente ter lugar para estacionar, o que por si só demonstra a viabilidade do sistema.

Contatada pela nossa reportagem, a empresa concessionária BR TRAN SOLUÇÕES EM TRÂNSITO, através do seu Diretor Administrativo, DAPHNIS JÚNIOR afirmou que é sensível a algumas reclamações, que adequações estão sendo feitas e que já eram esperados tanto a reação de pessoas contrárias quanto os problemas de início de operacionalização do sistema, mas que tem atendido os usuários e que 100% dos problemas daqueles que procuram o escritório da empresa, tem sido solucionados.

A FAIXA AZUL é uma realidade. Acreditamos que em alguns dias todo o transtorno que vem da fase inicial será superado e as pessoas vão entender os seus benefícios. Quem mais reclama é justamente quem mais precisa do emprego, ou seja, os funcionários das lojas que antes ocupavam mais de 75% das vagas e deixavam os clientes sem ter onde estacionar. Quem paga o salário de quem está reclamando é justamente os clientes que agora comemoram por ter onde deixar seus automóveis e motocicletas, o que não ocorria antes. A Barra agradece a implantação que vai transformar nossa cidade, quem viver verá.

Seja o primeiro a comentar sobre "ÁREA AZUL"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*