Governador se reúne com delegados e debate redução dos índices criminais

Governador se reúne com delegados e debate redução dos índices criminais - Foto por: Gcom-MT/Mayke Toscano

O número de roubo caiu 28% em Mato Grosso no período de janeiro a setembro de 2017, comparado ao ano anterior

Luzia Araújo | Sesp-MT

Delegados regionais e que ocupam funções na Diretoria Geral da Polícia Judiciária Civil se reuniram com o governador Pedro Taques e o secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, nesta terça-feira (10.10), no salão Garcia Neto, no Palácio Paiaguás.

Na ocasião, foram apresentadas a redução dos dados criminais em Mato Grosso e a produtividade da instituição, além do fortalecimento das ações investigativas no Estado. Ao todo, 25 delegados participaram do encontro.

O delegado regional de Barra do Garças, Adilson Macedo, disse que os índices de homicídios reduziram em 40% e o crime de roubo 38% na região do Vale do Araguaia. “Digo que o sucesso da redução desses números está no trabalho de forma integrada com todas as forças de segurança, diálogo com a sociedade, análise criminal focada, o nosso efetivo e nos projetos sociais, como a rede de enfrentamento da violência doméstica em defesa da mulher”, frisou.

O delegado geral da Polícia Judiciária Civil, Fernando Vasco, analisou o encontro como produtivo. “Pudemos demonstrar o comprometimento dos nossos profissionais, resultados do trabalho integrado realizado junto com a Polícia Militar e as necessidades da instituição para continuar mantendo os resultados relevantes”, considerou.

Já o secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, disse que a reunião serviu para aproximar e passar os anseios dos servidores dando a oportunidade de prestar um melhor serviço à sociedade. “Recebemos alguns encaminhamentos que serão traduzidos em ações, e conseguiremos manter todas as nossas ações operacionais e também preventivas sociais, dando uma sensação de segurança pública à toda comunidade do Estado”, ressaltou.

Estatísticas

O número de roubos caiu 28% em Mato Grosso no período de janeiro a setembro de 2017, comparado ao ano anterior. Nos nove meses do ano passado foram registrados 21.797 casos de assaltos, ao contrário deste ano, com 15.756 episódios.

Os dados são da Coordenadoria de Estatísticas e Análise Criminal (Ceac) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), com base nos boletins de ocorrência da Polícia Militar e da Polícia Judiciária Civil.

A redução também foi registrada nos casos de homicídios. De janeiro a setembro foram registrados 12% de casos a menos de assassinatos em Mato Grosso, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Foram 729 homicídios contra 831 no ano anterior. Cinco Regiões Integradas de Segurança Pública (RIPs) – Cuiabá, Sinop, Rondonópolis, Várzea Grande e Nova Mutum – concentram 57% dos homicídios no Estado.

Já o número de apreensões de armas de fogo tem aumentado desde 2015. De janeiro a setembro de 2014 foram apreendidas 1.665 e, em 2017, no mesmo período, foram 2.051. Ou seja, 3% a mais ou 386 armas retiradas das ruas e das mãos de criminosos. Ainda de 2015 a 2017 foram apreendidas pelas polícias Militar e Civil 6.305 armas.

As ações qualificadas das Forças de Segurança Pública aumentaram também a apreensão de drogas. De janeiro a agosto deste ano, 7.196,276 mil quilos de entorpecentes foram apreendidos no Estado, enquanto em 2014, no mesmo período, foram recolhidos 2.011,136 mil quilos – um aumento de 258% em apreensão de drogas, num comparativo entre os dois anos.

A apreensão também é maior num comparativo entre 2015 e 2017. De janeiro a agosto de 2015 foram apreendidos 6.318,934 mil quilos de drogas e, no mesmo período em 2017, foram 7.196,276 mil quilos de entorpecentes.

Seja o primeiro a comentar sobre "Governador se reúne com delegados e debate redução dos índices criminais"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*