Bandeira desbotada

As bandeiras e os hinos são símbolos criados para representar um sentimento de unidade, de patriotismo de uma nação, manifestando o sentimento de nacionalismo, que implicitamente significa respeito, responsabilidade, honestidade, dignidade, inclusive diante do seu patrimônio.

“Antes ver-te rota na batalha do que servir a um povo de mortalha.” Esta é uma das maiores expressões de fidelidade à nossa bandeira, o que tem perdido (ou corrompido) o seu sentido nos últimos anos, na área privada e especialmente na área pública.

Seu dia(19 de novembro) deveria mais referendado mas nem sempre isto acontece. O Dia da Bandeira, antigamente, era feriado nacional, mas, infelizmente, vem sendo lembrado em poucos lugares. Com certeza nos quartéis, grupos escoteiros e talvez em alguma loja maçônica, que outrora fazia até Sessão Magna nessa data. Algumas igrejas também registraram…

Nas escolas, nos bancos, nas demais repartições públicas, neris de pitibiriba, pois o sentimento de patriotismo está sendo espezinhado. Até nos órgãos governamentais de altos escalões, nos poderes executivo e legislativo, a bandeira é apenas uma obrigatória decoração.

Além de simples figura decorativa, nesses lugares estão os ambientes que mais desvirtuam tudo aquilo que nossa bandeira representa.  Isso pode ser ilustrado usando-se as cores desse pendão.

O verde é frontalmente desrespeitado pela devastação incontrolada (poderia ser controlável) do nosso meio ambiente. Exemplo é lei do Novo Código Florestal e controle do meio ambiente. Aprovada com cortes significativos e dificilmente deixará de ser mais teórica do que prática.

O amarelo que simboliza nossas riquezas, especialmente o ouro, o metal mais precioso, está meio sumido, visto mais somente na bandeira em si. Na realidade nesse nível dourado é mais conhecido (e negociado) nos vários escalões dos governos e dos parlamentos.

O azul do céu, com as estrelas das UF e a insígnia Ordem e Progresso, representam talvez o mais importante, que é a disciplina, a bondade e a esperança de nosso povo.

Com tanta coisa negativa e destrutiva acontecendo, com nosso país batendo os maiores recordes mundiais de violência,  corrupção, tráfico de drogas e da falência da maioria das instituições, para nosso  bondoso e seduzido povo, está tudo azul…

O consumismo, o futebol e outros fatores que nos caracterizam, tipo carnaval, belezas naturais e televisão, é a anestesia que permitem que os reflexos da bandalheira que acontece nos bastidores dos gabinetes, cheguem atenuados e fracionados ao nosso meio proletário.

Fica para os contribuintes, que pagam a conta, o honroso  compromisso de patriotismo, de sustentar a desordem desse “progresso” e de cantar com o maior ufanismo

“Contemplando o teu vulto sagrado,

Compreendemos o nosso dever;

E o Brasil, por seus filhos amado,

Poderoso e feliz há de ser.”

Os próprios poderes estão tentando mudar as cores de nossa bandeira, Quem sabe de preta (corrupção generalizada) e vermelha (da vergonha que nos causa membros dos três poderes constituídos.)

Seja o primeiro a comentar sobre "Bandeira desbotada"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*