Foi lançado o projeto Araguaia Mais Limpo

Uma equipe de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima) estiveram, nesta quarta-feira, dia 04 em Aragarças para dar início ao projeto Araguaia Mais Limpo 2018.

Além do trabalho de educação ambiental com turistas e ribeirinhos no trajeto de 550 km navegados no rio Araguaia, a expectativa é que até o dia 28 de julho sejam distribuídos 40 mil sacos de lixo e mil camisetas.

O percurso pelo Rio Araguaia tem como ponto de partida Aragarças, passando pelos municípios de Montes Claro (Registro do Araguaia), Britânia, Jussara, Aruanã, São Miguel do Araguaia com chegada em São José dos Bandeirantes, distrito de Nova Crixás.

De acordo com o gestor ambiental do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Secima, Marcos Cabral, além do trabalho de educação ambiental, a equipe da secretaria vai sensibilizar os ribeirinho quanto à emissão de resíduos no Rio Araguaia. “A finalidade é resguardar e impedir qualquer ato tortuoso durante a temporada do Rio Araguaia”, destacou.

Durante o lançamento do projeto na rampa náutica em Aragarças, o coordenador municipal do meio Ambiente, Prof. Gilmar Messias, reforçou o apoio do prefeito, José Elias e reafirmou, frente à Debora Torres, coordenadora de educação ambiental da Secima e demais presentes, a necessidade de preservação do rio Araguaia. “Esse projeto Araguaia+Limpo de preservação do rio vem ao longo desses mais de dez anos produzindo bons resultados. Se não defendermos o Araguaia, irá faltar água para as futuras gerações”, destacou.

O Araguaia Mais Limpo tem como objetivo garantir a limpeza das praias e a destinação correta ao lixo produzido nos acampamentos. As prefeituras dos sete municípios abrangidos pelo projeto vão trabalhar na distribuição dos sacos de lixo e recolher os resíduos gerados nos acampamentos. Os turistas são orientados sobre o descarte correto e, em seguida, servidores das prefeituras passam pelos locais recolhendo o lixo e levando o material para centros de triagem e aterros sanitários.

A Secima desenvolve esse trabalho de conscientização nas praias do rio Araguaia em alta temporada há dez anos. Na ação de 2017, foram recolhidas 90 toneladas de lixo.

Da Assessoria

Seja o primeiro a comentar sobre "Foi lançado o projeto Araguaia Mais Limpo"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*