Unimed inicia programa de combate ao tabagismo

Programa oferecerá tratamento a fumantes

Da Assessoria

Responsável por mais de 200 mil mortes por ano, o tabaco é o grande adversário do Programa “Você Sem Tabaco”, que foi lançado pela Unimed Araguaia nesta última quarta-feira (09.01). O programa irá reforçar o alerta sobre os malefícios e riscos à saúde causados pelo consumo de cigarro. Coordenado pelo Núcleo de Medicina Preventiva da Unimed Araguaia, o programa “Você Sem Tabaco” oferecerá aos beneficiários e colaboradores da Unimed Araguaia tratamento, acompanhamento e grupos de apoio como suporte. E o maior percentual dos custos com os medicamentos que serão usados no tratamento, será subsidiado pela cooperativa.

O Endocrinologista da Unimed Araguaia Dr. Valdiner Pires Filho, que será um dos médicos do programa, destacou o trabalho da gestão em ações e projetos voltados para a prevenção de saúde. Segundo ele, combater o tabagismo é evitar uma série de danos e doenças ao organismo, além de garantir melhor qualidade de vida à população. O médico reforçou ainda a criação do Núcleo de Medicina Preventiva da Unimed Araguaia como um importante passo na atuação da Cooperativa na Medicina Preventiva.

“Investir na prevenção é muito mais eficiente do que trabalhar para tratar a doença. No caso do tabagismo, as consequências são muito graves tanto para quem fuma, quanto para quem está próximo. Dizemos hoje que o tabaco é um dos grandes males da sociedade, principalmente, por sua proliferação a todos ao redor. Por isto, combatê-lo é tão necessário”, disse.

Para a Fisioterapeuta e coordenadora do Núcleo de Medicina Preventiva da Unimed Araguaia, Suely Maria de Matos Nascimento, o “Você sem Tabaco” é um dos programas mais importantes da área devido à complexidade e dificuldades em tratar o vício do tabagismo. Ela pontua que o projeto contará com equipe multidisciplinar, oportunizando o atendimento completo ao paciente.

“Parar de fumar não é algo simples e a pessoa necessita de apoio para enfrentar a abstinência e outras consequências da falta das substâncias químicas no corpo. Quando ela passa por este período com acompanhamento psicológico, nutricional e físico, os resultados são muito mais eficazes. O objetivo do ‘Você Sem Tabaco’ é garantir este suporte e contribuir com o fim do vício”, salientou.

A superintendente da Unimed Araguaia Dra. Darcyane de Assis Cavalcante reforça a necessidade da Unimed Araguaia estar oferecendo apoio aos fumantes que desejam largar o cigarro. “O que mais vejo no consultório e nos atendimentos são pessoas que querem parar de fumar, mas não sabem como. O tabagismo é uma doença e tem que ser tratada por profissionais preparados para encarar todos os efeitos que a dependência causa ao paciente. “Parabenizo a diretoria pela iniciativa e espero que esse programa tenha importância significativa na redução de complicações decorrentes do tabagismo na população do Vale do Araguaia e que desperte nos participantes e em seus familiares, a aderência à uma vida cada vez mais saudável e longe de vícios”.

Interessados em participar das atividades do programa “Você Sem Tabaco” podem se dirigir a tenda do Programa que será montada em frente à sede da Unimed Araguaia nesta quarta-feira (09.01) das 8:00 às 14:00, ou obter maiores informações pelo site: unimedaraguaia.coop.br ou pelo telefone: (66) 3402-2440 – Ramais 2439 / 2401.

 

 

Seja o primeiro a comentar sobre "Unimed inicia programa de combate ao tabagismo"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*