DAMARES, A RELIGIÃO E SUA OUSADIA EM DECRETAR O QUE NÃO SABE…

Pe. Alberto

*NA ÂNSIA DE EXPLICAR OS FENÔMENOS NATURAIS ( a natureza, o eu e o outro; quem sou , de onde vim , para onde vou ? ) O PENSAMENTO HUMANO CAMINHOU POR TRÊS FASES , a saber;

1ª Fase – MÍTICA ou MÍSTICA – No início da humanidade os primeiros homens, há dez mil anos atrás (+ ou -) , não tinham meios de comunicação e muito menos, de informações. Viviam isolados.

Como não sabiam as origens dos fenômenos, os atribuíam a poderes no alto da terra, acima da natureza, no céu; por isso, Poder Sobre Natural, acima do natural ou poderes Místicos.

Criavam MITOS, histórias fabulosas sem comprovação. Nessa categoria de Poder, Místico, entram os poderes do bem e do mal. O que era bom era dos deuses, o que era ruim era dos diabos.

Como queriam se religarem às suas origens , criaram cultos a essas duas entidades. Queriam estabelecer uma Religação, criaram a RELIGIÃO / religação às Origens (religação com o lugar de onde vieram, Céu, paraíso, etc. – assim pensavam -).

2ª Fase – FILOSÓFICA – 600 anos a.C – Com o passar dos anos , com a invenção da Escrita, o acúmulo de conhecimentos e a “ evolução “ da população daquela época, foram questionando os fenômenos – como são, de onde vieram, por que vieram, como vieram ? – Esta é a fase dos porquês, das perguntas. Passaram a buscar as causas dos fenômenos. Queriam saber as origens.

Começaram a perceber que os fenômenos se repetiam nas mesmas épocas e sob as mesmas condições. Assim, foram descobrindo as respostas para alguns fenômenos…

3ª Fase – CIENTÍFICA – (+ ou – ) do século 15 em diante, até nossa era, com diversas etapas de desenvolvimento.

Buscavam o conhecimento sobre a Natureza e tudo que se encontrava nela. Aqui já não bastavam mais as crenças ou explicações sobrenaturais, Místicas ou Míticas.

Os questionamentos, as perguntas, as dúvidas criavam-lhes ideias que se transformavam em hipóteses, as quais deveriam ser testadas para serem comprovadas ou não. As hipóteses testadas e comprovadas se transformaram em Teorias e essas esclareciam porque os fenômenos acontecem. Obtidas as respostas, chegamos à fase da comprovação e reprodução dos fenômenos. Chegamos à fase da Industrialização.

Dessa forma, a Ciência foi se desenvolvendo através dos métodos científicos e hoje carregamos o fogo, o relógio, a eletrola, a televisão, o telefone, o computador e o controle remoto no bolso (celular)…

Em pleno século 21, vem uma “ministra“ de um pobre país dizer que a religião não deveria deixar a ciência ocupar seu lugar.

Não sabe essa incauta tagarela que a ciência é o desenvolvimento da religação/religião… Portanto ela não sabe o que é religião e, muito menos, o que é ciência.

As lógicas da ganância, do egoísmo e da avareza.

Os Hebreus, com a ajuda da Natureza traduzida na expansão demográfica, crescimento da sua população e no fenômeno hidro/ ecológico, abertura do Mar (Ex.14,21), saíram livres .

Nenhum Exército passará …

Por Pe. Alberto.

Seja o primeiro a comentar sobre "DAMARES, A RELIGIÃO E SUA OUSADIA EM DECRETAR O QUE NÃO SABE…"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*