Rede de Frente

A defensora pública Lindalva de Fátima Ramos, que atua na comarca de Barra do Garças, participou do lançamento do álbum.

Álbum com 15 músicas sobre violência doméstica – compostas por alunos dos ensinos fundamental e médio – é lançado em Barra do Garças

Alexandre Guimarães/Assessoria

Na última quinta-feira (14), às 19h30, ocorreu o lançamento do álbum “Meu corpo, minha voz, meu direito” em Barra do Garças (520 km de Cuiabá), com as 15 músicas vencedoras da I Mostra Estudantil de Música do projeto – participaram 22 escolas dos ensinos fundamental e médio de Barra do Garças e Pontal do Araguaia.

Durante o evento, os artistas (alunos das escolas) apresentaram as canções, deram autógrafos e participaram do coquetel. “O projeto é de suma importância para a Rede de Frente, Defensoria, comunidade e população, pois trabalha com a conscientização e sensibilização social sobre a existência da violência doméstica ainda no século 21, a importância e a responsabilidade do combate a esse crime, a ajuda às mulheres em situação de violência etc.”, afirmou a defensora pública Lindalva de Fátima Ramos, que atua na comarca de Barra do Garças.

O concurso musical, organizado pela Rede de Frente, tem o objetivo de estimular a discussão sobre o fenômeno da violência contra a mulher com as crianças e os adolescentes dentro dos ambientes educacionais por meio de linguagem e meios de expressão acessíveis ao público infanto-juvenil.

Em 2018, aconteceu a primeira etapa, com audições nas 22 escolas participantes. Os “alunos-artistas” compuseram as músicas relacionadas à temática do projeto e cantaram com o auxílio do playback. Foi escolhido um representante de cada instituição de ensino nessa fase. Depois disso, 15 canções foram eleitas para fazer parte do CD.

O projeto prevê agora a realização de uma coletiva de imprensa (em data ainda a ser definida) para promover as músicas e os artistas mirins nas rádios locais.

Rede de Frente – A Rede existe há cinco anos como grupo de entidades que trabalham para prevenir violência contra a mulher e há um ano como associação. “Em Barra do Garças, não temos um Núcleo que faça o atendimento específico desse público, mas eu, como defensora, atendo em média 30 mulheres por mês com relato de algum tipo de violência. As principais são a moral e a psicológica”, disse Lindalva.

“A Rede de Frente tem cinco eixos de atuação. O quinto eixo, do qual esse projeto faz parte, foca na divulgação e na conscientização pessoal”, afirmou a defensora, uma das fundadoras e coordenadoras da Rede de Frente. Além da Defensoria, integram a Rede órgãos como o Ministério Público, a Justiça, as Polícias Civil e Militar, secretarias de assistência social, de saúde, instituições educacionais, entre outros.

A defensora pública Lindalva de Fátima Ramos, que atua na comarca de Barra do Garças, participou do lançamento do álbum.

 

Seja o primeiro a comentar sobre "Rede de Frente"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*