Projeto de extensão

Interculturalidade é sucesso na parceria UFMT/CUA e CEFAPRO/BGA

Profª Drª Marly Augusta Lopes de Magalhães 1

Por esta matéria socializamos os principais resultados do projeto de extensão: Interculturalidade nas Escolas Urbanas: resultados e desafios. Foi olhando para o futuro que celebramos mais um ano de parceria do Campus Universitário do Araguaia/UFMT,(CUA/UFMT), juntamente com os Professores Formadores do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica Polo de Barra do Garças/MT, (CEFAPRO), nosso primeiro parceiro, há mais de dez anos, na realização de projetos de Pesquisa e Extensão voltados para os novos atores nos cenário das escolas públicas urbanas, os estudantes indígenas Xavante.

Ao longo da história da educação em Barra do Garças/MT, não faltou a presença dessas duas instituições, que por meio dos gestores atuais: Profª Ma. Mary Carneiro Rezende (CEFAPRO) e prof. Dr. Paulo Jorge da Silva (CUA/UFMT), sempre apoiaram a execução de projetos como esse, coordenado pela Profª Drª Marly Augusta Lopes de Magalhães, com uma equipe, que, movida pelos valores educativos sempre se comprometeram com a causa do povo Xavante, e lutado incessantemente, para garantir os direitos por eles conquistado.

Por isso, não hesitam em realizar projetos, seminários, encontros não só com estudantes e professores indígenas, mas também, com professores não indígenas, principalmente, àqueles que trabalham com esses estudantes no dia a dia da sala de aula.

É uma aliança que se propõe resgatar a confiança dos estudantes indígenas que deixam suas aldeias em busca de sobrevivência em espaços urbanos, como especial destaque, o projeto de extensão traz o debate sobre a interculturalidade, que se traduz, por muitos, como a principal alternativa de inclusão, o que vem proporcionando maiores chances de aproximação entre estudantes indígenas e professores não índios em escolas públicas urbanas. O tema abordado tem apontado caminhos que devem ser seguidos, pois nos últimos anos contamos com um público cada vez mais preocupado com a humanização do sistema educacional dos estudantes indígenas Xavante.

Quando falamos da dimensão social da educação, não podemos esquecer que, o principal vetor, é o diálogo. Portanto, a parceria CEFAPRO/CUA/UFMT, em favor dos estudantes Xavante, professores da rede pública de ensino, se volta, sobretudo, para o diálogo. Assim, foi o caminho encontrado por um grupo de educadores, formado por Profª Drª Marly Augusta Lopes de Magalhães, Profª Ma. Luciana Akeme Sawasaki Manzano Deluci, Profª Ma Luciene de Moraes Rosa, Profª Esp Rita Natália Batista da Silva, Profª Esp. Dejalsina Gonçalves , Prof Esp Edilson Pereira Santos, Prof. Me Oscar Waraiwe Urebete, Prof Me Phábio Rocha da Silva, Profª Esp Kleide Araujo Lima, que desenvolveram o projeto em 2018, com três ações: Curso de Leitura e Produção textual para 42 estudantes Xavante, Curso Róbdzanhamridze para 115 professores não índios e o Seminário A’uwê Uptabi Höimanadzé com os estudantes Xavante e professores que apresentaram a comunidade de Barra do Garças os resultados obtidos com os respectivos cursos.

Acreditamos que juntos avançamos sobre as políticas públicas voltadas para o bem comum e a promoção da competência humana com olhar ético sobre os processos educativos indígenas e não indígenas. E devido ao sucesso obtido pelas ações do projeto, foi solicitado sua replicação para o ano de 2019, e assim, em breve, realizaremos as inscrições dos novos participantes. Pela manifestação de confiança, utilizamos este meio de comunicação de credibilidade nacional, para expressar nossos agradecimentos a todos envolvidos no projeto: Interculturalidade nas Escolas Urbanas: resultados e desafios.

1 Doutora em Ciências Linguísticas pela Universidad Central de Las Villas – Cuba. Professora da Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT
2 De acordo com o pesquisador Pe. Bartolomeu Giaccaria

Seja o primeiro a comentar sobre "Projeto de extensão"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*