Filmes documentários

Documentários sobre o Médio Araguaia serão exibidos semana que vem em Barra do Garças

Por: Assessoria de Imprensa do projeto Olhares do Araguaia

Seis filmes documentários de curta e média duração sobre a Região do Médio Araguaia mato-grossense serão exibidos nos dias 19, 21 e 22 de março no cinema do Barra Center Shopping, em Barra do Garças (MT). Além desses, serão rodados dois documentários convidados, que tratam de temática semelhante relacionada à Região do Xingu, também no Mato Grosso. Não haverá exibição na quarta, dia 20. A mostra é resultado do projeto Olhares do Araguaia, realizado pelo Núcleo de Produção Digital (NPD) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Araguaia, e pela Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso, por meio do Prêmio Territórios.

A cada dia, os documentários serão apresentados em sequência, sem intervalo, em uma sala exclusiva do cinema, em sessões que começam às 19h e podem ter duração de até duas horas. A entrada é gratuita. Na terça-feira, dia 19 de março, serão exibidos três filmes: Veredas do Araguaia, Xavante: memória cultura e resistência e Sonhei com este vale. Na quinta, dia 21, serão apresentados mais três: A terceira margem, Catireiros do Araguaia e Para onde foram as andorinhas?. Na sexta, 22, dia de encerramento, o público poderá conferir os dois últimos documentários da mostra: Araguaia para sempre e Ser tão Araguaia. As sinopses e as equipes de produção de cada documentário poderão ser acessadas abaixo ou no site https://www.even3.com.br/mostraaraguaia/.

A mostra de documentários Olhares do Araguaia pretende resgatar, nas produções audiovisuais que apresenta, a história do Médio Araguaia mato-grossense, além de retratar as diversas perspectivas que compõem a identidade cultural dessa região: a ocupação do leste de Mato Grosso; a influência indígena no passado e na atualidade; a importância do meio ambiente como fonte de riqueza, costumes e sustentabilidade; o multiculturalismo e a diversidade étnica gerada pelos ciclos de migração ocorridos.

Personagem principal da mostra, o Rio Araguaia promove a conexão das perspectivas apresentadas. Pelo curso de suas águas e pelos seus caminhos terrestres passaram indígenas, garimpeiros, missionários, pesquisadores, agricultores, aventureiros e místicos, que geraram conflitos e integração nos sertões do Brasil Central. Assim, Olhares do Araguaia são os olhares que abordam o Rio Araguaia e sua história na região. Por outro lado, também são os olhares que o rio, como personagem principal dessa trajetória, lança sobre suas margens.

 Identidade, resistência e democratização da produção cultural – Segundo a coordenadora do projeto, jornalista e professora Carina Andrade Benedeti, a realização da mostra no cinema se justifica por razões técnicas e também pela importância simbólica de ocupar com a “nossa história e a nossa gente” esse espaço que normalmente dá visibilidade a grandes produções internacionais. “Nós precisamos ver questões locais nas telinhas e nas telonas para valorizar o que temos, refletir sobre o que podemos fazer para avançar. E reconhecer a importância do Araguaia na constituição da nossa identidade é o primeiro passo para lutar pela sua preservação.” A coordenadora destaca que as sessões são gratuitas, o que permite o acesso democrático de toda a população local às produções.

Já para o coordenador do Núcleo de Produção Digital, o professor do curso de Jornalismo da UFMT/Araguaia Gilson Moraes da Costa, “trata-se de um evento significativo neste momento de criminalização de diversas manifestações culturais no País. A mostra acaba sendo uma forma e um momento de resistência e de afirmação do lado social da cultura”. O professor destaca também que, assim como ocorre com os demais projetos realizados diretamente ou em parcerias pelo NPD, o projeto é uma forma de possibilitar o acesso gratuito aos equipamentos públicos e ao que se produz sobre as populações que estão fora dos grandes centros do País. “Em cada um dos documentários, boa parte deles produzidos diretamente pelo NPD, a população pode refletir sobre a sua realidade e a enorme diversidade cultural que constitui a população brasileira, e também a barra-garcense. Todos têm histórias para contar e vê-las exibidas em tradicionais salas de cinema, ao lado de outras tantas, enriquece muito a reflexão sobre a própria existência”, conclui o professor.  

Araguaiana – A mostra também passará por Araguaiana (MT), a menos de 50 km de Barra do Garças, retratada em algumas produções que agora fazem uma espécie de volta às origens. Nessa cidade, os filmes serão exibidos nos dias 27, 28 e 29 de março, sempre pela manhã, às 8h30, para atingir preferencialmente o público estudantil. A mostra em Araguaiana será realizada na Biblioteca Municipal Antídia Coutinho, onde funciona o cineclube vinculado ao NPD/UFMT.

Colóquio – Um dos desdobramentos do projeto é a realização do Colóquio Olhares do Araguaia, a ser realizado no dia 3 de abril de 2019, às 19h, no auditório 224 da unidade de Barra do Garças do Campus Araguaia da UFMT (entroncamento das BRs 070 e 158). Com mesa de debates composta por estudiosos sobre o Rio Araguaia da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Araguaia, e de representantes da Organização Não-Governamental (ONG) Rios Vivos, de Barra do Garças, o evento pretende discutir as ameaças à preservação do Rio Araguaia.

Oficinas – A última ação do projeto Olhares do Araguaia será a realização, em maio deste ano, de quatro oficinas ligadas à produção de documentários em Barra do Garças e uma em Araguaiana. Elas serão ministradas por membros e parceiros do NPD e por convidados externos. Em Barra do Garças, ocorrerá uma oficina por semana, durante todo o mês de maio, nas dependências do próprio Núcleo de Produção Digital da UFMT, sobre os seguintes assuntos: Fotografia e vídeo, Pesquisa e roteiro, Formação de ator para cinema e vídeo, Edição e pós-produção. Já em Araguaiana será realizada a oficina de Fotografia, vídeo e direção. Os detalhes das oficinas e dos seus ministrantes podem ser conhecidos pelo site https://www.even3.com.br/mostraaraguaia/.

_____________________________________________________

SINOPSES E DIAS DE EXIBIÇÃO DOS FILMES:

 DIA 19 MARÇO, ÀS 19H 

 Veredas do Araguaia
Dir.  Daniel Santiago
33 MIN / MT / 2016

Historicamente, o Araguaia vem alimentando, com as suas riquezas, os municípios que se formaram ao longo de suas veredas. Missionários, garimpeiros, indígenas, expedicionários, pioneiros da Marcha para o Oeste e emigrantes do sul do país fizeram das margens do rio seu lar e seu chão.

Ficha Técnica

Direção: Daniel Santiago – Pesquisa: Carina Benedeti – Produção: Genito Santos – Roteiro: Barbara Fontes- Roteiro Final: Daniel Santiago –Direção de fotografia: João Carlos Bertoli – Assistente de Fotografia: Alan Caetano Afonso –Som Direto: Décio Soares neto -Câmeras: João Carlos Bertoli  e Alan Caetano –Assistente de Câmera: Lucas Lima –Operador de drone: Duflair Barradas –Edição de imagem: Rodolfo Perdigão-Edição e Finalização Dener –Colorista: Duflair Barradas-Produção Local: Vidal de Alencar-Produção Técnica: Renato Cordeiro –Assistência Técnica: Luzemar Cunha –Assistência de Edição: Rodrigo Teodoro -Coord. de Finalização: Gisela Magri Estagiários: Kariny Ellen; Kayc Pereira; Karin Sampaio; João Paulo Fernandes; Yonara Marra e Skarleth Martins 

Trailer disponível em https://www.even3.com.br/mostraaraguaia/

Xavante: memória, cultura e resistência

Dir. Gilson Costa

19 MIN / MT / 2016

O documentário apresenta um dos rituais mais importantes dos A’uwé Uptabi (Povo Xavante): a cerimônia Wapté Mnhõnhõ, que marca a passagem dos jovens para a vida adulta, iniciando uma nova e importante fase de suas vidas. Cantos, danças, pinturas corporais e a religiosidade são componentes que simbolizam a preservação da memória e o processo de resistência cultural passado de geração para geração.

Ficha Técnica:

Direção: Gilson Costa- Roteiro/pesquisa: Carina Benedeti  e Gaspar Waradzéré – Produção: Kariny Rocha- Produção na Aldeia:Gaspar Waradzéré- Direção de Fotografia: Genito Santos- Câmera: Genito Santos; Gilson Costa; João Paulo Fernandes; Vidal Alencar e Sckarleth Martins- Imagens Adicionais: Pio Tsimhopupu Butsé- Assistente de Roteiro: Andrezza Dias de Oliveira-Captação de áudio: Vidal Alencar- Montagem e edição: Roncador Produções e João Paulo Fernandes- Finalização: João Paulo Fernandes- Tradução e revisão de legendas em espanhol: Pablo Santamária Alzare e Maria Isabel Giraldo- Tradução e Revisão de legendas em inglês: Ana Carolina Custódio– Estagiário: Zadoque Nathan 

Trailer disponível em https://www.even3.com.br/mostraaraguaia/

 Sonhei com este Vale

Dir. Genito Santos

25 MIN / MT / 2018

Desbravadores e visionários de várias partes do mundo se mudaram para Barra do Garças (MT) após sonharem, literalmente ou como inspiração, com a Serra do Roncador no Vale dos Sonhos. São aventureiros, curiosos e místicos que buscam desvendar mistérios, viver experiências sobrenaturais ou fazer contato com seres extra ou intraterrestres.

Ficha Técnica:

Direção; Roteiro e Montagem: Genito Santos Orientador: Gesner Duarte Pádua

Trailer disponível em https://www.even3.com.br/mostraaraguaia/

DIA 21 MARÇO, ÀS 19H

A terceira margem

Dir. Fabian Remy
56 MIN / MT / 2016

Em 1953, treze anos depois do início da célebre “Marcha para o Oeste”, os indigenistas irmãos Villas-Boas encontram, entre os índios Kaiapó, o jovem João Kramura, um branco roubado de seus parentes e criado na tribo. Através do índio Funi-ô Thini-á, reconstitui-se a história de João e também a do próprio Thini-á, que compartilha o mesmo trânsito atribulado entre dois mundos. Seguindo os passos de João, que encontra ressonância nos de Thini-á, colocam-se em cheque a ruptura da cultura indígena diante da invasão branca e a evolução dos conceitos de antropólogos e indigenistas ao longo de 60 anos.

Ficha Técnica: 

 Direção e Produção: Fabian Remy –  Montagem: Fabian Remy, Bruno Carboni  Fotografia:  Lucas Barbi Som : Osvaldo Ferreira –  Produção: André Hallak/Trem Chic 

Cinevideolab

Trailer disponível em https://www.even3.com.br/mostraaraguaia/

Catireiros do Araguaia

Dir. Carina Benedeti

27 MIN / MT / 2016

Com cerca de 60 integrantes, Catireiros do Araguaia é considerado o maior grupo de catira do Brasil. São filhos, netos e bisnetos que seguem a tradição do casal Joana de Araújo e Orlando Fernandes.  Mato-grossenses de coração, há mais de 40 anos encontraram na região do Araguaia inspiração musical e uma forma suave de viver.

Ficha Técnica: 

Direção: Carina Benedeti- Direção de Fotografia: Gilson Costa- Pesquisa e Roteiro: Carina Benedeti- Assistente de Roteiro: Kayc Alves- Edição de Imagem e som: Rodrigo Teodoro- Câmera: Gilson Costa e João Carlos Bertoli- Som direto: Rodrigo Teodoro-Finalização: Gilson Costa- Vinheta: Ricardo M. Cesar- Arte João Paulo Fernandes- Imagens Adicionais: Daniel Augusto Santos; Genito Santos e João Paulo Fernandes- Operador de Drone: Duflair Barradas- Edição do Show:Gilson Costa-Produção do Show:Genito Santos- Imagens do Show: Daniel Augusto Santos; Genito Santos; Gilson Costa; João Paulo Fernandes e Rodrigo Teodoro-Operador de Drone no show- Genito Santos- Captação de áudio no show: Decio Soares Neto- Sonorização do Show: Ubajaras Vilarinho. 

Trailer disponível em https://www.even3.com.br/mostraaraguaia/

Para onde foram as andorinhas?

Dir. Mari Corrêa

26 MIN / SP / 2015

O clima está mudando, o calor aumentando. Os índios do Xingu observam os sinais que estão por toda a parte. Árvores não florescem mais, o fogo se alastra queimando a floresta, cigarras não cantam mais anunciando a chuva porque o calor cozinhou seus ovos. Os frutos da roça estão estragando antes de crescer. Ao olhar os efeitos devastadores dessas mudanças, eles se perguntam como será o futuro de seus netos.

Ficha Técnica: 

Direção: Mari Corrêa- Argumento: Paulo Junqueira; Kátia Yukari Ono; André Vilas- Boas e Marcio Santili- Roteiro: Paulo Junqeuira e Mari Corrêa- Fotografia: Frederico Lobo; Mari Corrêa; Kamatxi Ikpeng; Kamikia Kisêdjê- Som: Fernanda Sindlinger;  Katia Yukari Ono; Hélio Rimaud- Mixagem: Hélio Rimaud- Trilha sonora: Yuri Queiroga e Banda Rivotril- Produção: Fernanda Sindliger; Kuaywu Kayabi; Ayakanukala Waura; Katia Yukari Ono; Arte Gráfica: Paula Lohner Grof

Trailer disponível em https://www.even3.com.br/mostraaraguaia/

DIA 22 MARÇO, ÀS 19H 

Araguaia para sempre

Dir. Hélio Brito

26 MIN / TO / 2016

Um rio ameaçado, que pode morrer em 40 anos. Com enorme potencial turístico, o Araguaia tem comprovada vulnerabilidade ambiental. Para além das imagens deslumbrantes,Araguaia para sempre destaca as principais ameaças que rondam o rio e colocam em risco sua existência. 

Ficha Técnica: 

 Roteiro e Direção: Hélio Brito; Produção ExecutivaSandra Avles- Cinegrafista: Cleginaldo Ponce- Coordenador de produção: JB Franca- Trilha Musical:Moka- Edição: Hélio Brito e Luan de Oliveira

Trailer disponível em https://www.even3.com.br/mostraaraguaia/

Ser tão Araguaia

Dir. Amauri Tangará

56 MIN / MT / 2016

O Rio Araguaia, possuidor de uma sabedoria universal, conta ao amigo violeiro histórias de suas margens, compondo o mosaico de riqueza e diversidade no entorno da Serra do Roncador. Em cinco capítulos – O rio; A revolta de Aragarças, Valdon Varjão: o visionário; Paralelo 15; Terra de índio –, a série revela a construção do multiculturalismo que compõe a identidade da região.

 Ficha Técnica: 

 Direção: Amauri Tangará- Direção de produção: Tati mendes-Pesquisa:Carina Benedeti- Roteiro- Fabio Lemes- Roteiro Final: Amauri Tangará- Violeiro: Divino Arbués-  Vozes  do Rio Araguaia- Amauri Tangará- Cantores- Eudes e Candinho-  Direção de Fotografia- João Carlos Bertoli- Assistência de Fotografia: Alan Caetano Afonso- Som Direto: Décio Soares- Câmeras: João Carlos Bertoli e Alan Caetano- Operador de Drone: Enilson Arneiro- Edição e Imagem de Som: Dener Golçalves- Colorista: Duflair Barradas- Produção Local: Vidal Alencar- Produção Técnica: Renato cordeiro- Assistência Técnica: Luzemar Pereira da Cunha- Assistência de Drone: Ricardo Marcondes- Assistência de Edição: Rodrigo Teodoro- Coordenação de finalização: Gisela Magri- Estagiários: Kariny Rocha; Kayc Alves; Karin Sampaio; João PAulo Fernandes Rocha; Yonara Marra e Skarleth Martins

Trailer disponível em https://www.even3.com.br/mostraaraguaia/

Seja o primeiro a comentar sobre "Filmes documentários"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*