Aragarças realiza 5ª Conferência de Saúde

No último dia 15 a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, realizou a Vª Conferência de Saúde de Aragarças, com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como direito, e consolidação e financiamento do SUS”.

A conferência, que contou com a participação da Secretária de Educação e Assistência Social, Dra. Mara Nei Elias; do vereador Emerson Leão, do Comandante da 4ª CIPM, Capitão Giovani e de diversos segmentos da sociedade, como gestores municipais, profissionais da área de saúde, servidores da Prefeitura e a população em geral, é uma importante ferramenta de construção coletiva, onde todos pensam realizar as melhores estratégias para uma saúde cada vez mais eficiente.

Durante a abertura do evento, realizado no Centro de Convivência Social, o prefeito José Elias falou sobre as ações já realizadas no setor de Saúde nesses dois anos de governo, destacando a prioridade para um serviço inclusivo, acolhedor e humanizado.

As ações, como aquisição de veículos, ampliação do atendimento hospitalar, contratação de especialistas e melhorias no serviço de Tratamento Fora do Domicílio, contribuem para a realização do maior objetivo da gestão que é retomar o crescimento do município e devolver aos aragarcenses o orgulho pela cidade.

A Secretária Municipal de Saúde Dana Vilela, agradeceu a presença de todos e falou sobre a importância do acolhimento com qualidade nas Unidades de Saúde e destacou que a atenção básica deve resolver 80% dos problemas de saúde da população, parabenizando o prefeito, a quem chamou de um dos melhores prefeitos de Goiás, pelos investimentos que estão sendo feitos no setor.

O palestrante convidado foi o senhor Franco Danny, apoiador do Cosems/MT que transcorreu sobre o tema “Democracia e Saúde”, onde falou sobre as Leis que regem o serviço de Saúde e os desafios enfrentados no setor. “Precisamos de momentos como esse, de construção coletiva, para chegarmos ao SUS que queremos”, afirmou.

Durante o evento, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Darci Barros, fez a leitura do Regimento Interno e apresentou os três eixos que foram tratados durante a Vª Conferência. Pois, no período da tarde, foram divididos os três grupos de trabalho, com os eixos: “Saúde como Direito”, “Consolidação dos princípios do SUS” e “ O financiamento adequado e suficiente para o SUS”; cujos membros elaboraram as propostas para as melhorias na Saúde. Cada proposta foi amplamente discutida e votada em plenária pelos delegados do Conselho Municipal de Saúde. A partir daí a relatoria da Conferência foi encaminhada ao Conselho para aprovação e as ideias extraídas do Plano Municipal e do Plano de Governo serão somadas e analisadas para a construção do Plano Plurianual de Saúde (PPA).

Da Assessoria

Seja o primeiro a comentar sobre "Aragarças realiza 5ª Conferência de Saúde"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*