Defensoria realiza palestras educativas em Barra do Garças

A Defensoria Pública de Mato Grosso realizou duas palestras educativas em Barra do Garças na semana passada. No último dia 20 de março, às 19h30, a defensora pública Lindalva de Fátima Ramos fez uma apresentação para os alunos de Direito da UFMT e, no último sábado (23), às 14h, a defensora falou com a comunidade do bairro de Vila Maria.

UFMT – O primeiro evento, realizado no campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Barra do Garças, foi uma iniciativa do Centro Acadêmico de Direito. O tema do encontro foi “Lugar da mulher é onde ela quiser: mulheres na segurança pública”.

A proposta, segundo a organização, foi trazer ao meio acadêmico experiências reais de mulheres que atuam nessa área, debater os obstáculos enfrentados em suas trajetórias profissionais e os desafios encarados no dia a dia pelo fato de serem mulheres exercendo cargos socialmente entendidos como restritos a homens.

“A conquista do mercado de trabalho para as mulheres foi árdua e, apesar do longo caminho já trilhado, ainda há muito a desbravar. Enfatizei a necessidade das mulheres ocuparem os espaços de poder e serem reconhecidas pelos seus esforços e luta diuturna”, afirmou Lindalva.

Segundo a defensora, os alunos interagiram bastante. “A participação foi efetiva, com perguntas e até mesmo manifestação de apoio à causa feminista. Esse tipo de evento é de suma importância para a Defensoria, pois o espaço da universidade produz não só profissionais, mas conhecimento e respeito ao plural”, relatou a defensora.

Vila Maria – A segunda palestra ocorreu no último sábado (23), às 14h, no barracão da Igreja Católica no bairro Vila Maria, em parceria com a Pastoral da Criança local. Mães e crianças do bairro, além da freira que coordena os trabalhos da Pastoral na região, participaram do evento.
Para Lindalva, é muito importante que a Defensoria Pública vá até as pessoas que precisam de informação e cidadania nos bairros mais carentes. “O objetivo foi esclarecer os direitos das crianças e adolescentes, idosos, mulheres, bem como realizar uma troca de experiências maravilhosa”, explicou a defensora.

Antes do início da roda de conversas, Lindalva entregou balinhas para as crianças do bairro. “Essas pessoas se sentem valorizadas e não tem preço que pague ver o brilho nos olhos delas por conseguirem tirar suas dúvidas e receber uma palavra de esperança: ‘Fique tranquila. Seu problema será solucionado’”, finalizou.

Por Alexandre Guimarães

Seja o primeiro a comentar sobre "Defensoria realiza palestras educativas em Barra do Garças"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*