Zé da Madruga

*** Hoje quero falar de comida farta, de fartura, de granito, de picanha, de porco frito, de pernil assado, de mandioca frita e por aí afora, desde que não tenha impurezas, a exemplo de agrotóxico.

*** Interessante que nos tempos idos, na época em que dizia que se amarrava cachorro com linguiça (tal a fartura), o que mais se comia era comida gordurosa.

*** Me lembro que era gostoso rapar a panela de arroz que tinha rapa e gordura no fundo da mesma. A saúde era legítima, o que me faz entender que gordura de porco é sadia, desde que caseira.

*** Lembro-me da cena de quando chegava na fazenda e minha avó já descia da prateleira uma das muitas latas contendo carne de porco na gordura, que esquentava e repartia comigo e meus acompanhantes. Sabia que eu adorava…

*** Digo caseira quando não se alimenta o porco, ou a porca, com produtos altamente contaminados. Sonho em morar num sítio, ou chácara e criar umas vaquinhas, uns porquinhos e umas verduras, também sadias.

*** Enquanto isso não ocorre quero dar uns palpites que colhi, aqui e ali, sobre as regras de uma boa alimentação.

*** Frase de uma nutricionista: “Mais prejuízos do que ganho: fazer dieta é diferente de ter uma alimentação saudável. “Mesmo que a perda de peso esteja ligada a mais saúde, a maioria das dietas trazem mais prejuízos do que ganhos”.

*** Segundo estudos 88% das mulheres gostariam de perder 3 quilos agora mesmo. Esse foi o resultado de uma pesquisa da Universidade da Carolina do Norte (Estados Unidos) sobre a satisfação do sexo feminino com a própria imagem física.

*** Adianta ainda que não se trata de pensar nos alimentos. É estar atento às suas calorias. Todo o tempo e numa espiral de pensamentos que beira à obsessão.

*** Lado a lado aos altos padrões estéticos estão valores como felicidade, autoestima, aceitação social, sucesso profissional etc.

*** E quando o objetivo não é alcançado, toda a frustração vem à tona. Já se sabe que magreza não é, necessariamente, sinônimo de saúde.

***As dietas para perda de peso estão longe de uma alimentação saudável. Às vezes as pessoas se perdem por não ouvir sua própria consciência ou o conselho de um profissional.

Seja o primeiro a comentar sobre "Zé da Madruga"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*