Centro Cultural Valdon Varjão é reinaugurado

Fotos: Edevílson Arneiro (SECOM-BG)

Espaço foi totalmente remodelado para atender os artistas locais 

Por: Francis Amorim/RD News

Um novo e moderno centro de cultura foi entregue à população de Barra do Garças na manhã desta ùltima terça-feira (2). O espaço, que leva o nome do escritor Valdon Varjão, foi inaugurado pelo prefeito Roberto Farias, o vice-prefeito Weliton Marcos, secretários, vereadores, familiares do homenageado e artistas regionais.

Localizado no Complexo Turístico do Porto Baé, o Centro Cultural Valdon Varjão passa ser a partir de agora, segundo as palavras do prefeito Roberto Farias, a nova casa dos artesãos, dos artistas plásticos, músicos e de quem faz cultura em Barra do Garças. Além disso, o centro poderá ser utilizado também pela população para a realização de eventos diversos.

Com uma grande estrutura, composta por um salão para exposições, auditório com capacidade para 154 pessoas, miniauditório para reunião e audiências públicas e salas que vão abrigar a Secretaria de Cultura. O local é cercado por um jardim com gramado e paisagismo, além do local privilegiado, às margens dos encontro dos rios Garças e Araguaia.

O prefeito Roberto Farias destacou que a revitalização do Centro Cultural Valdon Varjão era apenas um pequeno gesto de respeito às tradições, às famílias e a cultura de Barra do Garças. “Será um espaço democrático, onde todos os artesãos, os artistas plásticos e todas as pessoas que fazem cultura possam expor a sua arte. É uma local para fomentar a cultura e o desenvolvimento da cidade”, disse.

O prefeito lembrou que a homenagem ao ex-senador e escritor Valdon Varjão, que empresta seu nome ao local, era mais do que justa. “Foi uma pessoa que muito contribuiu como prefeito, senador, como deputado e vereador. Para mim é uma honra estar aqui hoje junto com seus familiares para enaltecer o seu trabalho e sua história em prol de Barra do Garças”, disse, relembrando ainda o polêmico projeto do Discoporto.

Roberto Farias aproveitou a oportunidade para anunciar que um novo projeto está em fase de elaboração para a implantação de um novo Discoporto como atrativo turístico em Barra do Garças. A arte está sob a responsabilidade do arquiteto Dionísio Carlos.

Agradecimento
A ex-deputada e filha do escritor Valdon Varjão, Malba Thânia Varjão, que esteve presente ao evento ao lado da irmã, Maria Honória Varjão, o seu filho Danilo Varjão e outros familiares, agradeceu o prefeito Roberto Farias e a Câmara Municipal pela homenagem ao pai. Ela lembrou da trajetória de Varjão e o seu amor pela cidade. “Uma cidade que não tem passado, não terá presente e nem futuro. Esse espaço inaugurado hoje representa todo um legado deixado pelo meu pai para as futuras gerações”, ressaltou.

O vice-prefeito Weliton Marcos e os vereadores Dr. Joãozinho (presidente da Câmara), Júlio César, Zé Gota, Dr. Neto, Alex Matos, Celson Souza e Garrincha destacaram os feitos do político e do escritor Valdon Varjão pelo desenvolvimento e pela cultura de Barra do Garças. Lembraram o projeto ousado do Discoporto e consideraram a homenagem ao escritor como justa pelo que representou ao município.

A inauguração do Centro Cultural Valdon Varjão foi prestigiada por populares e amigos do ex-senador, entre eles o médico Dalto Siqueira, e pelos secretários Maurício Lucas de Oliveira (Cultura), Agvailton Alves Júnior (Planejamento Urbano e Obras), Carlos Gontijo (Transportes e Serviços Públicos), Mauro Piauí (Planejamento), Paulo Henrique Borges (Pesca e Aquicultura), Mônica Porto (Turismo), George Câmara (Gabinete), Albérico Rocha Lima (Educação), e Ida Madalena (Assistência Social).

O ato inaugural foi encerrado com a abertura de uma exposição de artes de artistas locais e uma apresentação especial da dupla Eudes e Candinho no auditório cultural.

 

Seja o primeiro a comentar sobre "Centro Cultural Valdon Varjão é reinaugurado"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*