ARAGARÇAS – Prefeito fala sobre criminalidade

Aragarças-GO

Em plena temporada de praia, Aragarças ganhou destaque em toda mídia goiana, como uma das cidades mais violentas do Estado, depois de aparecer em ampla reportagem no jornal O Popular, no último domingo (14.07). Diante do risco, milhares de turistas, que se encantam com as praias mais bonitas do Araguaia em Goiás, acabam mudando de rota, frustrando a cidade, que se prepara o ano todo para acolher os visitantes.

Hotéis, restaurantes, bares, lanchonetes, postos de combustível, farmácias e todo tipo de prestador de serviço, aguarda ansioso a temporada para alavancar rendimento extra, que só ocorre uma vez a cada ano. Conforme mostra O Popular, Aragarças figura em segundo lugar na ocorrência de furtos, perdendo apenas para Alto Paraíso, no famoso entorno de Brasília.

Na opinião do prefeito José Elias Fernandes, que já foi vereador em Goiânia, deputado, presidente do Detran e delegado na própria Aragarças, tudo isso só tem uma explicação: o delegado Ricardo Galvão tenta assumir liderança política na cidade e negligencia suas funções policiais. Para não se incompatibilizar com possíveis futuros eleitores, seleciona as ocorrências, comprometendo o trabalho da Polícia Militar, cujo esforço a população aplaude. A prova do excelente conceito da PM acaba de ocorrer com a recente promoção do seu comandante, capitão Ghiovani, ao posto de major.

O delegado Galvão traz no currículo apenas a experiência de ter sido soldado da Polícia de Mato Grosso. Agora se tornou pastor e se desdobra em pregações nas igrejas, na Câmara Municipal, nas escolas, nos clubes e até na rua, quando encontra público para ouvi-lo. Como na vizinha Barra do Garças (MT) funcionam seis emissoras de rádio e quatro de televisão, o delegado não se cansa de dar entrevistas, comentando operações, que de fato são da PM. Sua grande dúvida é em qual margem do Araguaia disputará eleição: se em Goiás ou Mato Grosso. Enquanto isso, a população amarga insegurança, nunca constatada antes. O prefeito relaciona, a seguir, dezenas de casos, comprovados por fotografias, que comprometem o desempenho do delegado Galvão.

FURTOS DO VEREADOR
Antes de se eleger vereador, Alcione Silva ocupou a Secretaria de Obras, de onde saiu acusado de vários furtos de peças e equipamentos de veículos, que teria vendido para custear a campanha. Feito levantamento, constatado desvio de motores de caminhão, câmbio e ônibus, pneus de tratores e inúmeros outros bens da Secretaria, o prefeito registrou ocorrência. Mais de um ano depois, o delegado indiciou o vereador e encaminhou o inquérito ao Ministério Público, que o devolveu por inconsistência. Com isso, o vereador continua impune.

ASSEDIO SEXUAL
Na data de dezoito de maio se comemora o dia nacional de combate ao assédio sexual e as escolas denunciam casos identificados. Ano passado a secretária de educação Mara Nei Elias registrou a ocorrência de grave abuso, cometido contra um aluno. Em maio último, a mesma criança repetiu a história de continuidade do assédio do ano anterior, sem que até então o delegado Ricardo Galvão tomasse providência.

PERSEGUIÇÃO AO PREFEITO
Desde dois anos antes das eleições, o delegado intensifica seus contatos de pré-candidato, tendo como principal alvo a gestão do atual prefeito. Ainda há poucos dias chegou a Aragarças um comando da Polícia Ambiental do Estado para apurar denúncia de que o prefeito degradava as margens do Rio Araguaia com uma grande construção nos fundos de sua residência, que fica na beira do Rio. Depois da movimentação da tropa, que assustou toda a vizinhança, apurou-se que o prefeito José Elias apenas corrigia uma erosão, com o plantio de grama nas barrancas do Rio. Os próprios militares da patrulha rural ficaram constrangidos com o exagero do delegado.

INTROMISSÃO INDEVIDA
Se o prefeito pune ou dispensa um servidor, de pronto receberá a solidariedade do delegado. Ainda há poucos dias, um agente de saúde foi exonerado por vários motivos. Recorreu ao judiciário que o manteve fora do cargo. Mesmo assim mereceu todos os encômios do delegado, em demorada reunião da categoria. Enquanto isso, ladrões e traficantes tiram o sossego da população, conforme denunciou a reportagem de O Popular. Até igrejas se tornaram alvo dos furtos.

DROGADOS NA PONTE
Quando José Elias assumiu a Prefeitura, na ponte que liga Goiás a Mato Grosso, entre Aragarças e Barra do Garças, funcionava uma cracolândia, com centenas de viciados, perturbando o trânsito e dificultando a circulação de pedestres. O delegado conviveu com o vexame até a posse do novo prefeito, que, em colaboração com a Polícia Militar retirou todos os “noiados” do local e conseguiu internar a maioria deles em clínicas especializadas, em vários pontos do Estado. Centenas já se recuperaram e voltaram a trabalhar, enquanto outros continuam em tratamento.

Campanha com os agentes de saúde

Campanha com os pastores

Campanha com os professores

Seja o primeiro a comentar sobre "ARAGARÇAS – Prefeito fala sobre criminalidade"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*