Zé da Madruga

*** Hoje quero falar de algo que pode ser interessante para uns e indiferente para outros, que é o caso Globo.

*** Em tempos idos, ou seja, por volta dos anos 60, quem mandava e desmandava no Brasil, em termos de comunicação, era o chamado Diários Associados.

*** O conglomerado consistia de jornais, televisões e emissoras de rádios em todo o País. Em verdade eram 20 condôminos (afiliadas) e 01 Central de controle.

*** Nesta Central ficava o idealizador do projeto, Jornalista Assis Chateaubriant, que mudou o conceito de imprensa no Brasil.

*** Vale ressaltar que foi ele que concretizou o primeiro Jornal em Off Set no País, sendo este o Correio Brasiliense.

*** Suas primeiras edições foram feitas na Inglaterra (Londres), continuando aqui, em Brasília. O segundo Jornal também com a citada mudança para off set, foi a Folha de Goiás (Goiânia).

*** O terceiro, também do País, foi o jornal O Popular, também de Goiânia. Antes do Off Set (de forma rudimentar) os jornais eram feitos em letras tipográficas e no chumbo, nas chamadas linotipos, que reproduziam as matérias no chumbo.

*** No Off Set se trabalhava em máquinas diferenciadas e até com páginas a cores.

***A modernização foi gradativa, até os dias de hoje, quando novidades surgem no dia a dia para os jornais, rádios e tvs.

*** Qualquer hora volto as pequenos detalhes, pois agora quero falar da Rede Globo que era uma pequena empresa que vivia às sombras dos Diários Associados.

*** Com o falecimento do Chateaubriant o grupo entrou em crise e outro grupo americano propôs a Rede Globo uma parceria num acordo chamado Time Life e a Rede Globo cresceu.

*** Tempos depois dirigentes da Globo “deu um tombo” no acordo e ficou mandando sozinha na empreitada comunicativa no Brasil.

*** Com a queda dos Diários Associados a Rede Globo virou o que virou, mandando e desmandando nos políticos e, por consequência, atingindo seus objetivos tido por muitos, como nefastos.

*** Ao contrário dos Diários Associados que quem mandava nos condôminos era um membro da chamada afiliada que era escolhido dentre seus próprios colaboradores (funcionários), na Rede Globo era uma família.

*** Numa afiliada dos D.O quando falecia um Diretor Presidente se fazia uma votação entre seus próprios membros e se escolhia o sucessor que por sua vez era subserviente ao Poder Central, que era dominado por Chateaubriant.

*** Bom ressaltar que ele era humano e gostava de valorizar seus próprios companheiros de labuta na comunicação, daí o motivo de se escolher seus representantes na própria base afiliada.

*** O assunto é longo e eu e o Apolinário vivemos esta época sofrida, mas inebriante, da imprensa brasileira, quando cada degrau era conquistado com a garra do momento.

*** São muitos os detalhes nesta arguição, tanto na parte técnica, quanto jornalística, em si, que aos poucos iremos repassar para os que gostam do saber do passado…

*** Como gosta de dizer o Apolinário, reviver o passado, é sofrer duas vezes. Eu já não acho, por que de repente há muitas coisas salutares que são excelentes nas reminiscências do passado.

*** Como dizia Stanislau Ponte Preta: Até, que já vou em frente…

Seja o primeiro a comentar sobre "Zé da Madruga"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*