Barra do Garças ganha iluminação de LED

Fotos: Edevílson Arneiro (SECOM-BG)

As novas lâmpadas gerará 60% de economia; cidade será a segunda do país com 100% de cobertura

Secom-BG

O prefeito Roberto Farias assinou nesta segunda-feira (7), a ordem de serviço para o início imediato da renovação do sistema de iluminação pública de vias e espaços públicos por luminárias de LED.

O contrato para a gestão dos serviços no modelo parceria público-privada (PPP) permitirá a cobertura 100% da cidade, que será a segunda do país com até 80 mil habitantes com essa tecnologia.

A primeira rua que receberá o novo sistema será a rua Mato Grosso, considerada como o termômetro comercial de Barra do Garças. O prazo para a substituição em toda a cidade será de seis a oito meses, gerando uma economia de 60%.

Segundo o prefeito Roberto Farias, além de ser a segunda cidade do seu porte a receber 100% de iluminação LED no Brasil, Barra do Garças será a primeira de Mato Grosso a instalar lâmpadas ecologicamente corretas. “Será um investimento de R$ 120 milhões em toda a cidade e quem ganha é o povo. Vai trazer qualidade de vida a população, valorizar os bairros, dar uma sensação de segurança maior e um ganho na luminosidade de avenida, ruas e praças”, disse.

O diretor da empresa Barra Luz, Daniel Faour Auad informou que inicialmente, serão substituídas cerca de 10 mil lâmpadas com a previsão de elevar esse número para 12 mil nos próximos anos com a instalação de novos pontos. Ele explicou que o novo sistema será controlado por um sistema de telegestão, que acionará as lâmpadas e detectará eventuais queimas ou defeitos que possam comprometer o seu funcionamento.

No novo sistema que será implantado em barra do Garças, a tecnologia do LED permitirá que a empresa Barra Luz possa reproduzir cores símbolos de campanhas de prevenção, como por exemplo, o setembro amarelo, outubro rosa ou novembro azul. O sistema permite essa variação de cores.

A assinatura do contrato da parceria público-privada foi prestigiada pelos secretários Agvailton Alves Júnior (Planejamento Urbano e Obras), Carlos Gontijo (Transportes e Serviços Públicos), Patrícia Saraiva (Administração), Ida Madalena (Assistência Social, Fabiano Dal Agnol (Indústria e Comércio), George Câmara (Chefe de Gabinete) e Vander Lima (Comunicação), e pelos vereadores Dr. Joãozinho (presidente da Câmara Municipal), Dr. Neto, Valdei Pebinha, Celson Souza, Murilo Valoes e Francisco Garrincha e representantes da empresa gestora do sistema.

Seja o primeiro a comentar sobre "Barra do Garças ganha iluminação de LED"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*