AUDIÊNCIA EM BRASÍLIA

Secretaria de Pesca e Aquicultura e Consórcio Portal do Araguaia são recebidos em audiência pela ministra da Agricultura Tereza Cristina, em Brasília

Francis Amorim – Secom-BG

O secretário da Pesca e Aquicultura de Barra do Garças, Paulo Henrique Borges, o presidente do Consórcio Portal do Araguaia, Getúlio Dutra e a secretária do Consórcio, Márcia Cristina foram recebidos em audiência nessa terça-feira (25), em Brasília, pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.

A audiência foi mais um marco importante para a implantação da cadeia produtiva da pesca na região do Médio Araguaia.

Acompanhado pelo senador Wellington Fagundes, o deputado federal Neri Geller, o vice-prefeito Weliton Marcos e pelo prefeito de Araguainha, Sílvio José, o secretário apresentou à ministra o Projeto Integração da Piscicultura, desenvolvido pelo Consórcio em parceria com nove municípios da região.

Lançado em 2018, o projeto apresentado a ministra da Agricultura busca incentivar pequenos, médios e grandes produtores a investir na produção de pescado, aumentar a sua renda e atender o mercado consumidor.

Tereza Cristina conheceu as três vertentes: o envolvimento das instituições parcerias (orientação técnica e capacitação), liberação de recursos para a aquisição de maquinários (perfuração de tanques e produção) e a terceira e última, a construção do Frigorifico do Peixe, um entreposto para o abate do pescado.
Na audiência, o secretário, as lideranças políticas e representantes do Consórcio Portal do Araguaia, mostraram a ministra Tereza Cristina a importância do pescado e, principalmente, o apoio do Ministério da Agricultura na aquisição das máquinas que auxiliarão os produtores na estruturação de suas propriedades para o início da produção na região.

“A ministra elogiou o projeto que apresentações e apontou os caminhos a serem trilhados para a viabilidade dos recursos, colocou a parte técnica do ministério à disposição do Consórcio, e agora vamos acrescentar os novos quesitos para conseguimos o aval necessário.

“Além disso, o senador Wellington Fagundes estará realizando o trabalho de gestão parlamentar para alocar os recursos o fortalecimento da piscicultura”, disse Paulo Henrique, informando que o deputado Neri Geller se predispôs a apresentar uma emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão e 300 mil reais para auxiliar na segunda etapa do projeto.

Paulo Henrique destacou que a audiência foi de extrema importância para acelerar a implantação do Projeto Integração da Piscicultura. “Nós conversamos com a autoridade que vai fazer todos os encaminhamentos, pois, a pasta dela é a responsável pela fomentação desse tipo de iniciativa. Ela foi muito receptiva e aproveitamos a visita para convidá-la a conhecer a região e suas potencialidades”, destacou.

O projeto apresentado a ministra da Agricultura conta com o apoio do prefeito Roberto Farias, da Câmara de Vereadores de Barra do Garças e dos prefeitos de Pontal do Araguaia, Araguaiana, Torixoréu, General Carneiro, Ribeirãozinho, Ponte Branca, Novo São Joaquim e Araguainha.

Visita
Ainda em Brasília, os representantes de Barra do Garças e do Consórcio visitaram os gabinetes dos senadores e deputados da bancada federal de Mato Grosso em busca de apoio para a piscicultura e a empresa Sanches Tripoloni para discutirem a viabilidade de um projeto de aterro sanitário para o depósito de resíduos sólidos.

Seja o primeiro a comentar sobre "AUDIÊNCIA EM BRASÍLIA"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*