INOVAÇÃO NA ARMAZENAGEM DE SEMENTES

Um projeto integrado, inteligente e sistematizado para logística de sementes

O mercado geral de logística tem evoluído aceleradamente nos últimos anos, introduzindo técnicas de última geração do mercado internacional e desenvolvendo técnicas específicas para o mercado brasileiro.

O mesmo não é visto no mercado de armazenagem de sementes, que vem aplicando tecnologias ultrapassadas, apresentadas aos players do mercado como de última geração. As soluções disponíveis dizem atender as demandas e não atendem, principalmente na garantia da qualidade da semente armazenada e no custo de operação, manutenção e durabilidade dos sistemas aplicados.

A chamada “solução moderna”, atualmente aplicada pela quase totalidade do mercado, é apenas uma adaptação das tecnologias ultrapassadas que não atendem as exigências de qualidade na armazenagem e operação de sementes.

As práticas atuais de armazenagem de sementes climatizadas, adotam, em caso geral, galpões já construídos, de pouca altura e enormes áreas de piso, não projetados ou pensados para favorecer logística; no quesito de isolamento térmico, os projetos atuais tem buscado as tecnologias existentes e atendem as exigências do processo; já no quesito equipamentos de refrigeração, a enorme maioria dos projetos vem adotando uma tecnologia superada, onde os aparelhos utilizados mais parecem aparelhos de ar condicionado de janela tamanho família, exigindo grande parte do volume útil de armazenagem para circulação do frio e não garantem a temperatura e umidade por todo o estoque, nos parâmetros necessários; finalmente, a armazenagem, seja em bags ou paletes com sacos, não obedece a qualquer sistema racional, pois, uma vez amontoados, são difíceis de controlar validade, estoque, lote, umidade e temperatura de todas as sementes estocadas, sem falar na movimentação de carga e descarga, que é complexa e extremamente perigosa.

Essas práticas não integradas limitam o potencial da operação logística de sementes, são caras para construir pelos resultados que oferecem e muito caras para manter, organizar e operar.

Hoje é usual e corrente, para toda a cadeia de logística, sistematizar a operação e o controle do estoque para reduzir custos e aumentar a qualidade e eficiência da operação logística. Isso é algo que ninguém mais questiona a sua veracidade. Trazer essas soluções já consagradas para o sistema de armazenagem de sementes é uma necessidade vital. Estamos ainda nos primórdios das primeiras técnicas de operação, se compararmos o sistema de empilhamento de bags ou sacos em paletes com os sistemas modernos e organizados de estanterias porta-paletes e controle computadorizado.

A Matiko Consultoria, empresa do Rio de Janeiro especializada em empreendimentos de logística frigorificada (cold storage), em parceria com as empresas Elgin (sistemas de refrigeração), MBP Isoblock (painéis e portas frigoríficas), Tedesco (sistemas de armazenagem industrial) e Ecotech (sistemas de desumidificação), desenvolveu um projeto que combina as mais modernas tecnologias de logística com as de controle de temperatura e umidade de sementes.

Com uma solução integrada, inteligente e sistematizada, busca unir em um único complexo, a aplicação do que há de melhor para a logística de sementes. Apresenta áreas e estruturas de apoio customizadas, sem desperdício de espaços ou investimentos, e são de fácil implantação.

Também é uma solução integrada de armazenagem, utilizando um moderno sistema autoportante de estrutura porta-paletes, aplicada diretamente sobre uma laje de concreto armado, podendo ser construída sobre qualquer tipo de solo.

A estanteria autoportante de aço funciona como uma enorme gaiola rígida, que serve como sustentação não apenas para o estoque paletizado, mas também como sustentação do sistema de isolamento térmico e de todos outros equipamentos.
Esse sistema é robusto e seguro, proporciona maior altura útil do galpão e otimização do estoque, ou seja, menos área de piso e muito mais produtos estocados.

O sistema de climatização é atendido por equipamentos desenvolvidos especialmente para essa aplicação, eficientes, com capacidade ampliada e estrategicamente posicionados no teto e no centro do galpão, permitindo a maior e melhor distribuição do frio em todo o volume de armazenagem.

 

O sistema de desumidificação utiliza tecnologia de desumidificação química, moderna e precisa, único que permite os índices ideais de desumidificação das áreas de armazenagem de sementes, sem comprometer a climatização.

Em resumo, o projeto desenvolvido pela Matiko e seus parceiros oferece vantagens únicas hoje no mercado, como fácil construção e poder ser implantado em quase todos os tipos de terreno, sem precisar de fundações especiais; não exige qualquer estrutura metálica ou de concreto pois é estruturado pela estanteria porta-paletes; por se tratar de um projeto customizável, atende perfeitamente quaisquer necessidades da operação de sementes, proporcionando em todo estoque uma distribuição equilibrada do frio e da desumidificação; reduz a quantidade de equipamentos instalados e, consequentemente o consumo de energia e custos com manutenção; é muito mais rápido em sua implantação, reduzindo em cerca de 25% o tempo de construção e início das operações; por se tratar de um projeto integrado, pode proporcionar uma redução de até 20% no custo operacional, contribuindo para um retorno mais rápido dos investimentos aplicados; e, por garantir a melhor qualidade da climatização e o melhor controle de estoque, o resultado imediato é a sensível melhoria na qualidade da semente estocada, refletindo diretamente na qualidade do produto final plantado e colhido.

Seja o primeiro a comentar sobre "INOVAÇÃO NA ARMAZENAGEM DE SEMENTES"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*