ELEIÇÕES 2020

Foto: Reprodução

Com a definição de datas, vamos começar uma série de reportagens sobre a cidade e o município de Barra do Garças, procurando, nesses próximos meses, trazer à discussão assuntos que possam contribuir para o discernimento dos nossos leitores quanto às escolhas dos candidatos nas próximas eleições.

Da Redação

Normalmente começaríamos nossas matérias pela sede do município, que resume a enorme maioria dos temas que precisam ser discutidos antes do pleito municipal, porém resolvemos inovar e vamos iniciar pelos distritos, primos pobres da sede.

Ainda não vamos descer a detalhes e buscar os principais problemas a serem tratados, e sim começar por uma análise macro do município e seus distritos, deixando para próximas edições o dissecamento das áreas fora de sede.

Barra do Garças hoje é formada de quatro distritos: Sede, Indianápolis, Toricueje e Vale dos Sonhos. Os três últimos possuem uma micro sede, meio esquecidas por todas as administrações municipais, que não se lembram da distância entre a sede do distrito e a do município e as dificuldades que representam o deslocamento da população local, seja para solucionar problemas de saúde, educação, burocracia e abastecimento, quando não atendidos ou encontrados no distrito.

Do ponto de vista econômico, os distritos têm uma grande importância, principalmente agora com o crescimento do plantio de grãos nas áreas degradadas das fazendas de gado, que está firmando nas periferias do município novas populações carreadas pela atividade agrícola.

É chegado o momento de se pensar as sedes dos distritos como um novo mini centro urbano e se elaborar o planejamento físico e econômico num momento em que ainda é possível efetuar grandes intervenções sem as limitações das áreas já ocupadas.

É hora também em se pensar em como fidelizar os distritos à sede, buscando evitar possíveis movimentos separatistas que, necessariamente, vão surgir em função do crescimento sócio-econômico e o quase abandono que as sedes dos distritos se vêm relegadas. Investir nos distritos pode ser e será umas das melhores opções para melhorar emprego e renda no município de Barra do Garças e fortalecer a economia local.

Também é necessário fortalecer a participação dos distritos na política municipal, tentando eleger, pelo menos, um representante de cada distrito na Câmara municipal, carreando os problemas distritais para a discussão em nível de município.

Criar, incentivar e manter um conselho municipal distrital, em cada distrito, contribuiria definitivamente para inserir os distritos na política municipal e para defender seus interesses junto à administração de Barra do Garças.

Indianápolis – MT

Vale dos Sonhos – MT

Toricueije – MT

Seja o primeiro a comentar sobre "ELEIÇÕES 2020"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*