Qualidade da água II

Foram coletados materiais nos Córregos Avoadeira e Fundo. A escolha destes pontos foi por desaguarem no Rio Garças e, subsequentemente no Rio Araguaia.

Khryst Serpa | CBH Alto
Araguaia/Sema-MT

A análise

Com equipe reduzida, atendendo as normativas do Decreto do Governo de Mato Grosso de distanciamento social em meio à pandemia do novo coronavírus, o CBH Alto Araguaia realizou coleta em importantes pontos dos cursos urbanos dos córregos Fundo e Avoadeira.

Nesses locais, o Comitê alcançou o leito dos córregos e realizou exame utilizando a sonda HI 98194 da Hanna, que tem capacidade de medir até 12 parâmetros da qualidade da água, como Oxigênio Dissolvido, PH, Temperatura, Condutividade, Potencial de Redução e Oxidação.

Houve ainda a coleta de amostra representativa para a análise biológica no Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), seguindo recomendações técnicas requeridas por órgãos de controle ambiental, com validação científica.

Para o Prof. Dr. Marco Antônio, já era esperado encontrar a bactéria E. Coli (bactéria fecal) nos córregos visitados, principalmente pelo hábito urbano de usar esses cursos hídricos como “sumidouro de esgotos”.

Morais reforça que a “pressão urbana sobre o recurso hídrico, tanto captando água quanto fazendo do mesmo o receptor dos nossos rejeitos sem tratamento, tem colocado em risco a qualidade deste bem precioso e essencial”.

Os dados obtidos a partir destas análises serão compartilhados com os membros do Comitê para a provocativa das necessidades de monitoramento e menor impacto ambiental nesses afluentes importantes do Rio Garças e Rio Araguaia.

Também serão remetidos aos principais órgãos de fiscalização, tais como a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), a gerência do Parque Estadual da Serra Azul (PESA) e a Prefeitura Municipal de Barra do Garças, juntamente com o pedido de providências.

O CBH Alto Araguaia afirma que continuará o monitoramento para contribuir ainda mais com esses estudos, buscando uma mobilização em prol da qualidade desses afluentes.

A próxima reunião ordinária do Comitê está prevista para agosto deste ano na cidade de Ribeirãozinho/MT onde pretende-se realizar visita técnica nos córregos urbanos da cidade para a continuidade ao Projeto Qualidade dos corpos hídricos urbanos da bacia.

Conheça o CBH Alto Araguaia

Instituído em 2019, o Comitê atua como uma ferramenta de ação política para a conservação das águas dos afluentes da bacia do Alto Araguaia. Conhecido como o “parlamento das águas”, o CBH abre espaço para que entidades e representantes da sociedade civil possam debater e deliberar propostas para utilização sustentável dos recursos hidrográficos da região. Além do Alto Araguaia, existem outros nove comitês atuantes em Mato Grosso.

O CBH Alto Araguaia atua nas regiões próximas ao curso dos rios Garças e Araguaia, atendendo às demandas das cidades mato-grossenses de Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Barra do Garças, General Carneiro, Guiratinga, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Tesouro e Torixoréu.

Seja o primeiro a comentar sobre "Qualidade da água II"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*