INCOERENTE

Frederico Lohmann –

Desde o início do período de quarentena pelo Covid19, pelo que pudemos perceber, o prefeito Roberto Farias vem agindo de maneira errática, não definindo uma linha coerente no combate e prevenção da pandemia.

Tomou medidas rígidas e louváveis, porém não resistiu à pressão dos atingidos e voltou atrás. Não tomou medidas físicas capazes de suprir a necessidade da comunidade no atendimento aos casos de contaminação e andamos por algum tempo nos limites da capacidade. Também não foi rígido no isolamento das comunidades indígenas, colocando em risco o restante da população barra-garcense.

Usou várias vezes dois pesos e duas medidas para apoiar suas determinações e causou sensível constrangimento nos empresários locais. Abriu descontroladamente bares e restaurantes, que lotaram à noite e nos fins de semana, e limitou as reuniões privadas a nove participantes.

O povo de Barra do Garças tem a cultura de reunir-se nas chácaras particulares, nos clubes e, agora na temporada, na beira dos rios. Os tradicionais acampamentos nas praias formadas pela vazante já fazem parte do calendário de lazer do município e se conformam como as principais férias da comunidade.

Embora tenha autorizado a prática do halterocopismo nos comprimidos bares da cidade, negou autorização às atividades típicas de lazer, aumentando o stress já representativo dos barra-garcenses. Os empresários que tiram parte importante de sua sobrevivência anual na temporada de praia são perfeitamente capazes de criar um protocolo que permita a atividade sem colocar em risco a ampliação da contaminação. É só uma questão de diálogo inteligente.

É muito complexo determinarmos o ponto de equilíbrio entre abertura e fechamento, temos que reconhecer. Porém cabe ao primeiro mandatário buscar esse ponto, pois se esforçou bastante para chegar ao posto e agora não pode fugir às suas responsabilidades. Se não é capaz ou não dispõe de assessoria e consultoria satisfatórias, vá buscar ajuda onde existam esses meios para atender com a máxima eficiência a comunidade que o elegeu.

Beto Farias pode perder a ótima oportunidade de fechar com chave dourada o seu mandato duplo, tentando evitar que a história venha a classificá-lo negativamente no futuro e por agora encerre toda e qualquer pretensão política.

Frederico Lohmann é arquiteto e consultor

Seja o primeiro a comentar sobre "INCOERENTE"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*