Operação Abutre

Polícia Federal investiga fraude no Programa Farmácia Popular

Da Assessoria | Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou no último dia (23/09) a Operação Abutre, visando desbaratar organização criminosa dedicada à promoção de fraudes em desfavor do Programa Farmácia Popular, do Ministério da Saúde.

Cerca de 70 policiais federais cumpriram 17 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 11ª Vara Federal, nos Estados de Goiás, Mato Grosso, Paraná e no Distrito Federal.

A investigação identificou que o grupo criminoso adquiriu fundos de comércio de farmácias, mediante sucessão societária fraudulenta, encerrando, na sequência, as atividades comerciais, promovendo, entretanto, lançamentos inexistentes (vendas efetivamente não efetuadas – dispensação de medicamentos) no banco de dados do Programa Farmácia Popular, a fim de desviar valores vultosos do referido programa federal.

Ao menos 10 milhões de reais teriam sido desviados do programa, criado com o objetivo de oferecer mais uma alternativa de acesso da população aos medicamentos considerados essenciais.

Foi determinado o sequestro de imóvel em condomínio de luxo, bem como o bloqueio judicial de várias contas bancárias em nome dos investigados. Uma das medidas cautelares (mandado de busca e apreensão) foi cumprida no município de Confresa por policiais federais de Barra do Garças/MT.

A ofensiva visa identificar outras pessoas que teriam envolvimento com a organização criminosa, além de comprovar a destinação dos recursos públicos ilicitamente desviados, seja por meio de transferências para terceiros, aquisição de bens ou incorporação patrimonial em favor dos envolvidos.

Seja o primeiro a comentar sobre "Operação Abutre"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*