Safra de Novos Governantes

O exercício do voto é uma obrigação e, também, pode ser um prazer inusitado. O conceito de obrigação foi criado por políticos incapacitados de granjear os votos de seus possíveis eleitores e os fizeram compulsoriamente comparecer às urnas, pois achavam que quanto maior o bolo, mais facilidades teriam de adquirir seus votos e influenciar o resultado a seu favor. Assunto para outro texto.

Inusitado prazer, porém, é ter escolhido conscientemente seu candidato; trabalhado honesta e criteriosamente pelo resultado; apresentado argumentos lógicos e reais nas eventuais discussões do período eleitoral; e vê-lo eleito para o cargo escolhido por seus méritos e os dos seus eleitores.

Se todos os eleitos assim tivessem chegado ao primeiro lugar, tudo seria muito mais fácil, pois os candidatos eleitos teriam sido capazes de formular propostas sérias, críveis e exequíveis; os eleitores teriam tido tempo e motivação para analisar e até, propor alterações; e seus concorrentes derrotados teriam sido naturalmente reprovados por não terem sabido elevar o nível de suas propostas.

Queremos crer que caminhamos nessa nova direção, quando vemos que os candidatos a prefeitos em nossa região, que não conseguiram se eleger, ou reeleger, em sua enorme maioria, vinham de jornadas que nada apresentaram ou apenas remendaram as propostas do passado.

No caso dos menos votados seria injusto afirmarmos que a baixa quantidade de votos obtidos se deu por propostas insuficientes ou reprovadas por seus eleitores. Isso realmente aconteceu a muitos concorrentes, cuja derrota humilhante servirá para convencê-los de que seu tempo já passou, seus objetivos estão superados e suas alianças já conhecidas por sua dubiedade.

Existem, porém, alguns candidatos que, embora não tenham sido representativos o número de votos obtidos, são eles com o melhor nível de eleitores, ainda estão trilhando o caminho da boa política e seu tempo, sem dúvida chegará.

O mais importante, porém, é que a derrota de alguns candidatos, que obtiveram até uma quantidade expressiva de votos, fará com que os seus eleitores percebam o término de um prazo político e perpassarão os seus votos para quem têm propostas sérias e necessárias para o desenvolvimento dos municípios.

Seja o primeiro a comentar sobre "Safra de Novos Governantes"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*