MALDADE DESNECESSÁRIA

Frederico Lohmann

Segundo alguns amigos que me mantém informado sobre o dia-a-dia de Barra do Garças, correm boatos na cidade de que o prefeito terminal Roberto Farias estaria intentando secar os cofres da Prefeitura e criar todos os tipos de obstáculos administrativos para dificultar os primeiros passos do prefeito eleito.

Não ficamos espantados com o disse-me-disse, pois é praxe entre algum dos prefeitos que deixam o mandato, seja por término de prazo ou por terem sido derrotados nas últimas eleições, praticarem esse tipo de maldade, como se a cidade, sua comunidade e o prefeito eleito tivessem responsabilidade pelo mal conceito que conseguiram formar durante seu mandato.

E isso é um fato, pois só acontece em fim de mandatos que não satisfizeram a população e tiveram seu conceito reprovado pelos eleitores. Reeleger-se ou fazer seu sucessor é o primeiro indício de que um governante atingiu seus objetivos e atendeu aos anseios de seus munícipes.
Esperamos que os boatos sejam apenas boatos e que Roberto Farias não vá tentar prejudicar o início de mandato do prefeito Adilson, por puro despeito, embora seja comum esse perfil em personalidades como do nosso conhecido Beto. Consideramos o filho de Wilmar Peres suficientemente inteligente para não acrescentar mais negatividade ao seu conceito, tão depauperado pelos mal feitos desse mandato.

Se assim o fizer, significa que está, pelo menos hoje, decidido a abandonar a política e não vir a concorrer a cargos eletivos no futuro. Se assim o fizer, depois de tentar prejudicar o caminho do Dr. Adilson, estaremos prontos a lembrar o eleitorado de seu passado recheado de pontos negativos, acrescentando, se for o caso, a maldade final.

Na nossa opinião, consideramos que a quase totalidade de linhas tortas no currículo do prefeito se deram pela empáfia e complexo de superioridade, que já se manifestavam nos tempos escolares de Beto Farias. Se tivesse se portado mais humildemente e escutado seus amigos, assessores e conselheiros, teria obtido resultados imensamente superiores, pois possui treinamento e inteligência suficientes para ter sido um dos melhores alcaides que passaram por Barra do Garças em sua história.

Que a lição caiba ao novo prefeito barra-garcense, cuidando para não ser mordido pela mosca azul do poder ou influenciado pela imagem real refletida pelo espelho da governança. Humildade e ouvidos abertos são atributos indispensáveis para se obter o êxito mínimo de um mandato.

Frederico Lohmann é arquiteto e consultor

Seja o primeiro a comentar sobre "MALDADE DESNECESSÁRIA"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*