Tabeliã é afastada após escândalo em cartório

Foto: Reprodução

Tabeliã é afastada após escândalo de procuração autorizada por morto em cartório do Araguaia. Um dos outorgantes da procuração seria uma pessoa já falecida em 1997 e o documento foi larvado em 2015 no cartório de General Carneiro

Araguaia Notícia

Foi instaurado pela Corregedoria Geral da Justiça de Mato Grosso um processo administrativo em desfavor da tabeliã interina do cartório do município de General Carneiro que foi afastada da função durante uma ação realizada pela polícia e comarca de Barra do Garças na segunda-feira dia 11/01.

Esse afastamento se deve a descoberta de uma procuração pública emitida pelo cartório daquela cidade e outorgada para uma pessoa já falecida. A tabeliã alega que não sabia e que não agiu de má-fé, todavia a justiça achou por bem afastá-la diante do prejuízo causado com esse documento que foi usado para alienar um imóvel no estado de Rondônia.

Aliás o escândalo foi descoberto lá em Porto Velho/RO, já que a procuração foi utilizada para alienação Imobiliária ocorrida naquela capital cujo fato foi reportado a Corregedoria-Geral de Mato Grosso, que instaurou procedimento e determinou a apuração dos fatos por este juízo.

A procuração concedia poderes amplos e gerais a senhor para negociar à venda de um imóvel urbano em Porto Velho. Essa procuração foi lavrada no dia 24 de julho de 2015 no cartório de General Carneiro e que um dos outorgantes mencionados na verdade faleceu no dia 18 de agosto de 1997.

A investigação apura também dados acerca da existência de uma possível duplicidade de matrícula do imóvel adquirido com outra matrícula. A tabeliã que foi afastada foi nomeada para o cargo pela Justiça em 2011 após afastamento do titular por decisão proferida no processo administrativo.

A Justiça de Barra do Garças determinou a indicação do sr Agostinho Pereira Neto, oficial interino cartório 2º Ofício da comarca de Barra do Garças, para responder pela serventia em caráter precário a partir da designação efetivada pela Corregedoria-Geral com indicação de um novo responsável através de concurso público ou haja um novo ato de substituição, decisão tomada pela juiz Augusta Corregedoria-Geral Prutchansky Martins Gomes.

Seja o primeiro a comentar sobre "Tabeliã é afastada após escândalo em cartório"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*