Aldeias Indígenas

Aulas nas aldeias indígenas voltarão somente com 80 % da comunidade vacinada; fake news leva Xavantes a rejeitar vacina anticovid

Das 2305 doses da vacina para os indígenas apenas 200 foram aplicadas

Da Assessoria/Konrad Felipe

Aconteceu na tarde de terça-feira (9/2), reunião com lideranças Xavantes no anfiteatro da Prefeitura de Barra do Garças, sobre a volta as aulas na comunidade indígenas. Intermediado pelo secretário de educação e vice-prefeito, Professor Sivirino, o debate reuniu MPF, FUNAI, DSEI-Xavante, SEDUC e a Secretaria Municipal de Educação, para uma discussão sobre o tema.

Em seu pronunciamento, o procurador da república, Everton Araujo, disse que a comunidade Xavante precisa se vacinar para a volta às aulas. “ A pandemia só pode ser controlada por meio da vacinação. A comunidade indígena precisa se vacinar e só irei dar o aval para volta as aulas depois que 80 por cento da população Xavante de Barra do Garças estiver vacinada”, coloca o procurador.

Induzidos por rumores e boatos de que a vacina não é segura, apenas 200 doses foram aplicadas das 2305 doses direcionadas para a comunidade Xavante. Os indígenas do complexo de aldeias São Marcos, recusam-se a serem vacinados contra o covid-19.

“A Secretaria de Educação só irá autorizar contratação de professores indígenas, quando todos os professores forem vacinados. Precisamos conscientizar a comunidade indígena de que a vacina é segura. O procurador do MPF já disse que só terá aula se 80 por cento for vacinado e, eu concordo com ele, precisamos vacinar para desacelerar o contagio dos Xavantes”, pondera o secretário de Educação, Professor Sivirino.

O cacique, Ismail Abdzu, relatou que os Xavantes estão com medo de se vacinar por conta da fala do presidente da república, que disse que a vacina não seria segura. “O povo Xavante está com medo da vacina, o presidente Bolsonaro, disse que a vacina não é segura então o nosso povo não vacina”, relata.

Desde primeiro de fevereiro, as instituições particulares de Barra do Garças estão em aulas presenciais. Na rede pública municipal o retorno das aulas será feito de forma remota no dia 22 de fevereiro. Já as escolas estaduais retomaram às aulas ontem, de forma não presencial (online ou por meio de apostilas).

Seja o primeiro a comentar sobre "Aldeias Indígenas"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*