REFERÊNCIA – Unimed Araguaia completa 29 anos de história em Barra do Garças

Da Assessoria

A presidente da cooperativa no município, Dra. Darcyane Faria, destacou o trabalho da Unimed na região e contou novidades

A Unimed Araguaia realizou na última sexta-feira (26) um café da manhã com a imprensa para comemorar os seus 29 anos de fundação. Em ano de pandemia, a comemoração reduzida aconteceu na própria unidade, dentro das normas sanitárias, com a presença da presidente da cooperativa em Barra do Garças, a médica Darcyane Assis Cavalcante Faria, além de alguns colaboradores.

Fundada no dia 27 de março de 1992, a Unimed Araguaia se consolidou como referência em atendimento de saúde na região do Araguaia. A unidade que começou com nove cooperados, hoje já conta com 82, que atuam em todo o Vale do Araguaia.

Primeira mulher à frente da presidência da Unimed Araguaia, a Dra. Darcyane comentou sobre a trajetória e o papel da cooperativa de médicos. “Fomos crescendo ao longo do tempo e crescendo a medicina na cidade consequentemente. Hoje, nós não temos só a nossa sede ou apenas um plano de saúde, temos recursos próprios que atendem e engrandecem a medicina da região”, explicou.

“Passamos de uma cooperativa de pequeno porte para médio porte e hoje somos mais de 20 mil beneficiários. Isso tudo só foi possível graças ao trabalho de todos os dirigentes e cooperados ao longo dos anos. Estou aqui fazendo a continuação deste trabalho extremamente honesto, são 29 anos de trabalho progressivo”, finalizou a presidente Dra. Darcyane.

A Unimed Araguaia possui uma rede de atendimento com farmácia própria, serviço de Home Care e o Instituto de Nefrologia do Araguaia (INA) que é referência em tratamentos nefrológicos na região. De acordo com a presidente, o INA atende mais de 100 pessoas em tratamento hemodialítico, o qual facilita a vida dos pacientes que precisavam se deslocar para outras cidades. Além do recente Espaço Viver, local de atendimento e acompanhamento a pacientes crônicos buscando a melhoria da qualidade de vida destas pessoas.

A Dra. Darcyane também ressaltou o serviço de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) oferecido pela Unimed e que tem sido essencial diante da pandemia. “Inauguramos a UTI no dia 16 de fevereiro de 2020 no Hospital MedBarra e no mês seguinte instalou-se a pandemia em todo país. Tivemos que nos adaptar a essa nova realidade que infelizmente vivemos até hoje. Sofremos com perdas de pacientes, de profissionais amigos como o Dr. Clodoaldo, mas recuperamos muitas vidas também”, disse a médica.

Para o médico intensivista Rafael Joviano, a Unimed representa uma segurança para a população devido a estrutura moderna da unidade e aos profissionais que em sua maioria são do próprio município, o que cria um laço com a comunidade barra-garcense.

Emocionado, Joviano relembrou a trajetória do Dr. Clodoaldo Pirani Jr, médico neurologista e intensivista vítima da Covid-19 que atuou na linha de frente contra o coronavírus na Unimed e outras unidades hospitalares de Barra do Garças.

“Hoje, tudo o que nós somos, tudo o que os médicos e, principalmente, eu sou, devo a ele. Ele era o chefe e conduzia tudo. O que nós sabemos hoje é devido a tudo o que ele representou. […] Desde o primeiro momento, desde que começou esta pandemia, a Unimed vem trabalhando cada dia mais para atender não apenas beneficiários Unimed e sim a toda a população”, afirmou Dr. Rafael.

Centro de Oncologia
A presidente Dra. Darcyane também adiantou que no mês de maio será inaugurado o Centro de Oncologia da Unimed. “É um serviço pioneiro na região, onde vamos conseguir atender todo o Vale do Araguaia, atender nossos beneficiários com serviço de oncologia de qualidade, medicamentos de ponta. E os pacientes vão deixar de ir para Goiânia ou Cuiabá para realizar o tratamento aqui”, comemorou a médica.

 

Seja o primeiro a comentar sobre "REFERÊNCIA – Unimed Araguaia completa 29 anos de história em Barra do Garças"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*