Aragarças avança na vacinação de sua população contra COVID-19

Prefeito de Aragarças Dr. Ricardo Galvão observa o momento em que as pessoas tomaram a primeira dose da vacina no Hospital Getúlio Vargas

Aragarças avança na vacinação de sua população e mesmo diante do último Decreto Municipal que prorroga por mais 15 (quinze) dias as medidas temporárias de prevenção ao contágio e de enfrentamento a propagação da covid-19 no município e do decreto estadual que suspende a Temporada Araguaia 2021, a cidade prepara para retomada das atividades normais no comércio local ainda no segundo semestre do corrente ano

ASCOM – ARAGARÇAS – GO

Ao analisar os boletins diários dos números parciais do avanço do coronavírus em Aragarças, divulgados de segunda a sexta-feira pela assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal, confirmamos que a cidade está conseguindo manter uma certa regularidade nos números de casos confirmados para a Covid-19.

Percebemos que um dos fatores que podem estar contribuindo com esse equilíbrio nos números de casos confirmados, casos em monitoramento e baixos óbitos, se comparado aos números de outras cidades no Brasil e na Região, deve-se ao fato de que a vacinação na cidade já completou as etapas da 1ª e 2ª Fases e agora está avançando na vacinação de pacientes com comorbidades, conforme estabelecido pela Nota Informativa n.º 10/2021 da Secretaria de Estado da Saúde, divulgadas por meio do vacinômetro municipal.

Outro ponto a se destacar, é o mecanismo implantado pela Secretaria Municipal de Saúde do município goiano, através do Secretário Municipal de Saúde, Enfermeiro Agne Reis, foi organizado na cidade uma estratégia de vacinação por chamamento, mediante cadastro prévio, onde as equipes que integram a atenção básica (ESFs), fazem todo o trabalho de triagem, cadastramento e entrega de senhas para que no dia que a vacinação for ocorrer efetivamente, não haja tumultos e nem aglomerações.

O Secretário de Saúde, Enfermeiro Agne Reis, o Diretor do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), Psicólogo Flávio Reis, a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Enfermeira Geiza Cardoso e todos os enfermeiros e técnicos nas unidades básicas de saúde, bem como os agentes comunitários de saúde primordiais no trabalho de triagem e acompanhamento dos munícipes, trabalham sincronizados com o mesmo objetivo comum, cadastrar e vacinar a população de Aragarças, ressalta o prefeito municipal Delegado Ricardo Galvão.

O prefeito Ricardo Galvão também destacou a luta diária para manter as normas de prevenção coletivas nos órgãos públicos e comércio em geral, uma vez que a economia da cidade é primordialmente advinda das atividades públicas estaduais e municipais e das relações de interação comercial, que tiveram que se adequar para atender aos decretos do governo estadual e local, mas que precisam seguir com a sua atividade econômica para manter o sustento de suas famílias.

Em 10 de maio, o Governo do Estado de Goiás publicou o Decreto Estadual n.º 9.862-2021 que dispõe sobre a limitação de qualquer atividade na região do Rio Araguaia que impliquem em aglomeração de pessoas para o lazer e o turismo, como forma de combate à Covid-19 no Estado de Goiás; diante do decreto publicado, a Prefeitura Municipal de Aragarças iniciou um trabalho de informação e conscientização dos moradores para o devido cumprimento legal do instrumento normativo que restringe e proíbe aglomerações de pessoas em torno das margens do Araguaia. Depois de reunir-se virtualmente com prefeitos de Goiás, o Governo do Estado permitiu apenas a ocorrência da pesca esportiva ao longo do curso do rio. Com placas de praia interditada, o prefeito Ricardo Galvão iniciou esta semana um trabalho educativo para que os moradores da cidade e Região colaborem com as orientações que estão sendo realizadas pela equipe da Secretaria Municipal de Turismo, através da Secretária Patrícia Rodrigues e da Assessoria de Comunicação, coordenada pelo Jornalista Octávio Wilquer; e assim, cumpram o dispositivo legal para que não sofram as sanções previstas no decreto estadual.

Com relação a limpeza pública da cidade, o prefeito Ricardo Galvão afirmou que foi com muito orgulho que fez a abertura do 1º Mutirão da Limpeza da sua administração ainda no mês de fevereiro, cortando as gramas do canteiro central no Setor Araguaia; no entanto, percebe-se que os moradores precisam colaborar com a limpeza urbana. Depois que as equipes lideradas pela Secretária de Infraestrutura e Obras, Regina Alice, passam no Bairro é o morador que precisa continuar a ter o devido cuidado para não jogar o lixo doméstico em locais inapropriados e fora da escala de coleta.

Finalizando a conversa, prefeito Ricardo Galvão destaca que em breve lançará um pacote de obras para Aragarças e que a cidade pode ter a certeza que tem um prefeito presente, disposto a verdadeiramente fazer da cidade um local cada vez melhor para se viver.

Prefeito de Aragarças Dr. Ricardo tratando de saúde do município com o Secretário Agnes e o pessoal do Consórcio intermunicipal

Seja o primeiro a comentar sobre "Aragarças avança na vacinação de sua população contra COVID-19"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*