Dr. Adilson convida prefeitos do Araguaia para discutir regionalização do Pronto Socorro de Barra do Garças

SECOM-BG

 O prefeito de Barra do Garças, Dr. Adilson Gonçalves, se reuniu na última terça-feira (01/06),com prefeitos e secretários municipais de Saúde de cinco cidades da região, para discutir os impactos da pandemia no sistema público de saúde e buscar soluções para evitar o colapso na Saúde.

Foram convidados pela Prefeitura de Barra do Garças os prefeitos dos municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal “Portal do Araguaia” e o município goiano, Aragarças. Desses, estiveram presentes o secretário de Saúde de Araguaiana, Narcisio Corrêa; o prefeito de Ribeirãozinho, Ronivon Parreira e a secretária, Rafaela Ferreira, a secretária de Saúde de Novo São Joaquim, Camila Pestana, os secretário de Saúde de Torixoréu, Magno Vieira; os secretários de Saúde e Administração de Ponte Branca, Regiele Parreira e Caíro Roberto.

Na reunião, os secretários de Planejamento e Finanças de Barra do Garças, Cleber Fabiano e Fábio Tadeu Weiler, expuseram a situação atual do município em relação ao orçamento para Saúde. De acordo com os secretários, os valores gastos de janeiro a maio de 2021 ultrapassam o orçamento que foi definido no ano anterior.

De acordo com  o secretário Cléber Fabiano, os gestores públicos não previram o agravamento da pandemia no ano de 2021, desta forma o orçamento definido não cobriu as despesas da saúde pública no município e, em consequência disto, os recursos que seriam destinados a outras pastas estão sendo remanejados para cobrir as despesas da área da saúde.

A prefeitura de Barra do Garças destinou até o mês de maio cerca de 41,23% de recursos próprios para a Saúde, quase três vezes mais que os 15% anuais definidos por lei para os municípios. Dos mais de R$ 87 milhões orçados cerca de R$ 51  milhões, já foram empenhados até o mês de maio de 2021, neste período o município utilizou 58,91% do valor total do orçamento definido para este ano.

Além do agravamento dos casos de Covid-19 no município e consequentemente o aumento de internações na UPA e no Pronto Socorro Municipal, Barra do Garças tem recebido pacientes de outras cidades da região e até mesmo de outros estados, como expôs Salete Lauermann, representante da Secretaria Municipal de Saúde.

O prefeito Dr. Adilson, pediu aos representantes dos municípios presentes que juntos discutam uma saída para evitar o colapso na Saúde de Barra do Garças. “Todo cidadão tem direito à saúde de qualidade, mas se nós não resolvermos essa questão orçamentária o quanto antes eu não vejo outro destino, senão o colapso. Estamos fechando as contas com déficit, se continuar assim não conseguiremos tratar dos pacientes da nossa cidade e nem os que vêm de fora”, explicou o prefeito.

De acordo com o prefeito Dr. Adilson e os secretários presentes, a principal medida para controlar o orçamento da Saúde no município, seria regionalizar o Pronto Socorro Municipal. O local já atende pacientes de diversos municípios, mas não funciona como Hospital Regional e recebe menos recursos financeiros do que hospitais com menos demanda.

Outra sugestão dada pelo prefeito Dr. Adilson é alinhar as medidas contra a propagação do vírus, com os municípios vizinhos. Incluindo o alinhamento dos decretos municipais e reforçar as medidas de biossegurança e fiscalização contra festas clandestinas e eventos que promovam aglomerações.

Outra medida importante definida durante o encontro é o diagnóstico precoce para pacientes de Covid-19 para evitar que as pessoas contaminadas agravem seu quadro clínico antes de procurarem atendimento médico. “ Muitas pessoas demoram a ir ao médico, e quando finalmente procuram por atendimento seus sintomas já estão muito avançados. Por isso precisamos identificar os casos positivos e tratar desses pacientes desde o início da doença”, declarou o prefeito.

Os representantes dos municípios do consórcio Portal do Araguaia devem se organizar em breve para pleitear junto ao Governo do Estado que seja implantado o Hospital Regional em  Barra do Garças, para atender as demandas dessa região, garantindo atendimento de qualidade para todos.

Seja o primeiro a comentar sobre "Dr. Adilson convida prefeitos do Araguaia para discutir regionalização do Pronto Socorro de Barra do Garças"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*