COMBATE À PANDEMIA

Prefeitura de Barra do Garças desenvolve trabalho incessante na luta contra a propagação da Covid-19

Neiriane Santos/ SECOM-BG

Com o crescimento no número de casos de Covid-19 em Barra do Garças, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde tem desenvolvido um trabalhado incessantemente para conter a disseminação do novo Coronavírus no município. O prefeito Dr. Adilson e o secretário Adilson Tavares têm demandado todos os esforços para evitar o colapso na rede de saúde pública municipal.

Para conter o avanço do vírus, a Prefeitura traçou ações e estratégias como a ampliação dos atendimentos exclusivos para testagem e identificação dos casos positivos e tratamento de pacientes infectados, além de investir cada vez mais recursos na Saúde, atualmente, cerca de 48% da receita do município foi designada para compra de insumos para tratamento de casos de Covid. Desde o início desta gestão o prefeito tem editado diversos decretos municipais com medidas de segurança para evitar a propagação do vírus, sempre levando em consideração o funcionamento do comércio local, tentando não prejudicar os comerciantes, já que a economia do município também é uma preocupação para a prefeitura.

As determinações normalmente se referem a período de atendimento de estabelecimentos comerciais, toque de recolher, limitação de capacidade máxima dos estabelecimentos, visando evitar aglomerações, além de recomendações de uso de máscaras, álcool, distanciamento social, entre outras medidas, acompanhando o governo do estado.

No dia 27 de maio, foi publicado o Decreto nº 4.643/2021 com novas medidas restritivas após o município ser classificado com risco muito alto de contaminação pela Secretaria de Estado de Saúde, e este Decreto ainda segue em vigor. O prefeito Dr Adilson também reiterou o pedido a população para que reforce as medidas de biossegurança e evitem aglomerações neste período pandêmico.

No início do ano, a Prefeitura optou por transformar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em centro de referência no atendimento a pacientes com Covid-19, não só para agilizar o diagnóstico e o tratamento de pacientes positivos com o vírus, mas também evitar que pessoas que procuram atendimento médico por outros motivos se contaminem no local.

A prefeitura também ampliou o número de vagas na enfermaria da UPA, criou mais 4 leitos de semi intensivo, adquiriu mais respiradores, e realizou a contratação de mais médicos e fisioterapeutas especialistas em ventilação mecânica para atender pacientes intubados.

No dia 27 de maio, em coletiva de imprensa, a Secretaria anunciou que a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro São Benedito seria transformada em centro de atendimento e triagem exclusivo para casos de suspeita de contaminação por Covid-19. “O objetivo dessa ação é desafogar a UPA e, somente caso seja necessário, os pacientes deverão ser encaminhados para UPA ou para o Pronto Socorro para internação”, declarou o secretário de Saúde.

“Nós estamos trabalhando dentro das nossas condições, a prefeitura tem feito sua parte no combate à pandemia. Só neste ano, foram contratados mais médicos, fizemos a manutenção dos seis leitos de UTI Covid no Pronto Socorro que já existiam e abrimos mais três, totalizando nove leitos exclusivos, adquirimos ventiladores e medicamentos para intubação e, apesar de estarmos sempre no limite, nunca precisamos acordar um paciente durante a intubação por falta de remédios”, ressaltou o secretário Adilson Tavares.

A Defesa Civil e da Polícia Militar, têm atuado como órgãos fiscalizadores, para que sejam cumpridas as medidas restritivas, dispersando aglomerações e festas clandestinas. Com o novo decreto publicado, a fiscalização se torna mais rigorosa e punitiva para os que desrespeitarem as determinações.

Além disso, o prefeito reforçou o pedido para que a população não promova aglomerações e não frequente festas clandestinas durante a pandemia, uma vez que esses eventos desrespeitam o decreto municipal e devem ser penalizados com multa, além de contribuírem significativamente para o risco de contaminação.

“É preciso mais conscientização. Mesmo com todos os reforços que estamos fazendo na área da saúde, não estamos conseguindo atender a grande demanda de casos e isso só tende a piorar ainda mais. Muitas pessoas já perderam entes queridos, outros perderam a própria vida. É preciso redobrar os cuidados em relação a essa pandemia”, declarou o prefeito.

O secretário Adilson Tavares ainda alerta a população que o aumento no número de casos pode ocasionar um colapso na saúde. “Não só aqui em Barra do Garças, como em todo país existe esse risco, pode faltar médicos, pode faltar insumos e medicamentos. O número de internações tem subido rapidamente e se não diminuir os casos a saúde pública não irá conseguir atender a todos da maneira correta” explicou.

O médico e diretor técnico da UPA, Rafael Joviano, também fez alertas a população barra-garcense para os cuidados e a necessidade de cumprimento das medidas impostas pelas autoridades de saúde, para evitar a falta de remédios, insumos e, principalmente, evitar mais óbitos. “Temos muitas pessoas jovens sendo internadas e morrendo em decorrência do vírus. Não são só os idosos e pessoas com comorbidades que estão sujeitas a isso. Se todos não se conscientizarem de que precisamos continuar seguindo as normas de prevenção, mais pessoas vão continuar sendo infectadas, vão faltar remédios e insumos e muitas pessoas irão morrer, então por favor se cuidem”, finaliza o médico.

Neste momento, o prefeito e o secretário de Saúde pedem à população que reforcem os cuidados para evitar a propagação do vírus e reafirmaram o compromisso da gestão municipal no combate à pandemia e ainda enfatizaram sobre a importância da vacinação e da permanência de cuidados, mesmo após a aplicação da vacina.

Seja o primeiro a comentar sobre "COMBATE À PANDEMIA"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*