Saúde & Direito

Saúde & Direito

Elsias Nascentes Coelho Neto

Médico e Advogado

 Resiliência

Resiliência é a capacidade de adaptar-se às mudanças, superar obstáculos e vencer dificuldades. Encontrar soluções e criar estratégias para enfrentar e superar as adversidades.

A situação que estamos vivendo hoje é muito grave. Não resta dúvida que estamos enfrentando sérias dificuldades. Alguns mais do que outros, mas infelizmente todos nós estamos sentindo os reflexos negativos do momento presente.

A pandemia do coronavírus, as crises econômica e política e a desesperança num futuro melhor têm feito estragos na mente das pessoas, com casos graves de depressão e ansiedade.

Boris Cyrulnik, que tem hoje 82 anos, passou parte de sua infância nos campos de concentração na Alemanha de Adolf Hitler no período de guerra. Foi o único sobrevivente de sua família, perdeu os pais, irmãos e amigos.

Após a guerra, ele ficou em vários abrigos e acabou indo morar em uma fazenda. Foi analfabeto até a adolescência. Alguns vizinhos de onde vivia proporcionaram-lhe amor, dando sentido à sua vida, tornando-o capaz de educar-se e crescer superando seu passado. Apesar da adversidade, cursou a faculdade de medicina, tornando-se neuropsiquiatra e psicanalista, autor de vários livros e uma das maiores autoridades do mundo no tema resiliência.

Pessoas resilientes são capazes de acreditar em si e em sua capacidade de gerenciar eficazmente os desafios da vida. São proativas e estão dispostas a trabalhar arduamente para superar dificuldades. Quando tem uma experiência negativa, concentram-se nas lições positivas que podem aprender com isso. Elas trabalham na resolução do problema ao invés de ficarem paralisadas pelo medo ou negatividade.

É essencial fazer coisas que agreguem significado para nossas vidas. Aproveitar o momento para passar mais tempo com a família, fazer serviço voluntário ou outras atividades que nos façam sentir úteis e mais fortes. Reconhecer nossas forças pessoais e acreditar em nós mesmos é extremamente importante, não somente para aumentar a confiança e autoestima, como para alcançar sucesso na vida.

Se você acredita em si, ninguém será capaz de impedi-lo de alcançar seus objetivos. Mantenha seu senso de humor mesmo diante destes tempos difíceis. O riso alivia o estresse e ajuda você a controlar as coisas. Sorrir aumenta a longevidade, melhora a imunidade, reduz a pressão arterial e ajuda o corpo a relaxar.

Uma perspectiva positiva e esperança num futuro melhor vai torná-lo mais resiliente e lembre-se: todos os problemas que enfrentamos na vida são temporários, assim como a própria vida.

Relaxe…

Dr. Cici – Elsias Nascentes Coelho Neto

Médico-legista da Polícia Civil de Minas Gerais aposentado

Advogado

Médico Auditor da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara/MG

Instagram: @drcici.elsias

Fones: 66 99988- 1164 / 66 99954-6044 (whatsapp)

 

 

Seja o primeiro a comentar sobre "Saúde & Direito"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*