Saúde & Direito – Filosofia e Covid-19

Saúde & Direito

Filosofia e Covid-19

Dr. Cici – Elsias Nascentes Coelho Neto

Médico e Advogado

Filosofia é uma palavra que deriva do grego e significa literalmente amor pela sabedoria. Para muitas pessoas a Filosofia não serve para nada. Para elas a Filosofia trata de assuntos que não são relevantes para o nosso cotidiano.

A pandemia do coronavírus tem nos obrigado a quarentena que tem sido uma oportunidade para colocarmos questões importantes a respeito de nossas próprias vidas, como por exemplo: eu tenho vivido a minha vida ou tentado viver a vida de outra pessoa? Eu tenho aproveitado o meu tempo disponível para fazer coisas que me agradam e me fazem bem ou passo o meu tempo me lamentando e destruindo minha saúde? Eu tenho levado uma vida prazerosa ou estou sempre sob estresse e angústia? Ao que e a quem eu tenho dado maior prioridade no meu tempo? Quem são as pessoas que eu quero perto de mim e por que? A vida que eu tinha antes da quarentena é a mesma que eu quero ter depois?

O isolamento e o distanciamento social também têm nos mostrado uma coisa que a Filosofia e a Psicologia já sabiam: nós precisamos do contato com os outros. Aristóteles dizia que nós seres humanos somos animais políticos porque dependemos dos outros para vivermos.

Na correria do dia a dia não nos damos conta de que independente de estarmos percebendo ou distraídos pela rotina de nossas vidas, o nosso tempo está passando.

Como todos os outros seres vivos, caminhamos para a morte. Independentemente de nossas crenças e religiões, uma coisa é certa: todo ser vivo um dia morre.

Com esta tragédia que se abateu sobre todos nós, somos levados a repensar conceitos até então muito bem estabelecidos.

 A pandemia causada pelo SARS-CoV-2 tem obrigado governos a fazer escolhas com consequências potencialmente trágicas e sem muito tempo para reflexão. A velocidade de propagação do vírus  e sua agressividade mostram-se implacáveis. Não há unanimidade entre os pesquisadores sobre qual a melhor estratégia e, nos cenários atuais, não há normas que objetivamente orientem sobre qual caminho seguir. Em qualquer caso, o preço da decisão será pago na moeda mais cara: vida humana.

É preciso refletir sobre nossas vidas, como as temos conduzido e como as conduziremos quando sairmos da quarentena.

Temos que ter mais amor pela sabedoria para não enlouquecer.

Dr. Cici – Elsias Nascentes Coelho Neto

Médico-legista da Polícia Civil de Minas Gerais aposentado

Advogado

Médico Auditor da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara/MG

Instagram: @drcici.elsias

Seja o primeiro a comentar sobre "Saúde & Direito – Filosofia e Covid-19"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*