PROJETO “MOBILIDADE PARA TODOS”

Da Assessoria

No ultimo dia 04 de setembro de 2021 Barra do Garças sediou um encontro histórico entre Clubes de Rotary com a presença de 10 Governadores distritais com a presença de 10 governadores de Rotary acompanhados por 16 outros companheiros que aqui vieram para realizar a entrega de cadeiras de rodas doadas pelo Projeto “Mobilidade para todos”, realizado pelo Rotary Club de Maringá (PR). A caravana foi intitulada “Expedição Xavante” porque foram doadas no total 132 cadeiras de rodas, sendo 83 para os Indígenas da Etnia Xavante (distribuídos a 14 municípios, entre os quais Barra do Garças, General Carneiro, Campinápolis, Paranatinga, Água Boa, Canarana, Alto Boa Vista e outros) e 49 para a comunidade não indígena, sendo que Barra do Garças foi contemplada com 60 cadeiras destinadas a indígenas e não indígenas.

A caravana foi recepcionada pelo prefeito municipal Adilsom Gonçalves de Macedo no dia 4 com um café da manhã além da entrega simbólica das chaves da cidade. Durante o dia os visitantes fizeram em tour para conhecer nossa cidade, participaram da entrega das cadeiras a moradores locais e encerraram sua estadia com um jantar oferecido pelos Rotary Club de Barra do Garças e Barra do Garças – Águas Quentes. No dia seguinte a expedição partiu para fazer a entrega das cadeiras nas aldeias.

O Programa Mobilidade para Todos é um projeto diferenciado, pois além de levar mobilidade às pessoas necessitadas, de forma humanizada e observando as características de cada beneficiário, conta com a participação dos parceiros no levantamento das necessidades, medição e treinamento e montagem das cadeiras de rodas.

O projeto foi idealizado em 2005 quando o Governador do Distrito 4630 Amaury Cesar Cruz Couto liderou uma equipe de Intercâmbio de Grupo de Estudos (IGE) nos Estados Unidos e soube da vontade do Rotary na Califórnia em efetuar um projeto de subsídios equivalentes doando cadeiras de rodas. Devido à complexidade do projeto por se tratar de uma doação internacional, o Rotary Maringá Norte assumiu o projeto sob a coordenação do Rotary Club de Maringá Parque do Ingá.

Assim nasceu o 1º. Projeto de Subsídios Equivalentes da Fundação Rotária, em parceria com o Rotary Club Santa Barbara Sun Rise da Califórnia – USA que adquiriram cadeiras da Free Wheelchair Mission (FWM) e o primeiro contêiner com as doações chegou ao Brasil em 2006. Três anos mais tarde, o Rotary Club de Cianorte – Furquim de Castro foi contemplado nos mesmos moldes do projeto anterior com subsídios equivalentes da Fundação Rotária. Em 2011 o projeto foi com o Rotary de Maringá – Parque do Ingá e envolveu 15 Clubes de Rotary, sendo 10 clubes de Maringá e região e 5 Clubes da Alemanha. O recurso dos clubes somados ao aporte da Fundação Rotária atingiu US$ 25.000,00 para a aquisição das cadeiras.

Com este histórico de recebimento de doações a Free Wheelchair Mission (FWM), a partir de 2014, começou a enviar cadeiras de rodas de forma gratuita para a ANPR, com supervisão do Rotary Maringá – Parque do Ingá.

A logística de um projeto desta envergadura é bem ampla, pois tem início com a FWM arrecadando fundos com doações, eventos e maratonas nos Estados Unidos. Depois identificam os países que receberão as doações. Cada parceiro internacional relaciona o tamanho e modelo de cadeiras de rodas e o fornecedor na China produz de acordo com o pedido. Com a produção pronta, as cadeiras desmontadas são acondicionadas em caixas e despachadas via marítima. A distribuição no Paraná é executada por rotarianos de clubes habilitados que passam por treinamentos onde aprendem desde a identificação dos usuários, medições, montagem, até os ajustes das cadeiras, conforme o perfil dos usuários.

O programa Mobilidade para todos coordena a parceira com a FWM, os treinamentos e a distribuição no estado do Paraná. Também se preocupa em seguir as regras e agir com transparência na seleção das famílias beneficiadas, assim como no bem-estar dos usuários.

Além da doação das cadeiras de rodas, o Rotary Club Maringá, juntamente com alguns parceiros, fez a doação de 50 colchões de alta qualidade para os anciões das aldeias, 140 bolas e 800 unidades de sopa instantânea, além roupas íntimas para as crianças xavantes, material de higiene e 820 vestidos infantis de alta qualidade.

Os Rotary Club de Barra do Garças, Barra do Garças – Águas Quentes e Nova Xavantina são parceiros do projeto e auxiliaram na coordenação e programação da expedição, além de identificar os donatários, receber, montar e entregar as cadeiras e arcar com o custo do frete (R$ 10.560,00). O projeto destinou um total de132 cadeiras, sendo que Barra do Garças recebeu 60 cadeiras (25 destinadas a indígenas e 35 para pessoas de nossa comunidade, já entregues).

Queremos nesta oportunidade registrar nossa gratidão ao empenho dos parceiros, em especial ao Rotary Santa Barbara – Sun Raise (Califórnia – USA), à doadora Free Wheelchair Mission (FWM) e ao Rotary Club de Maringá Parque do Ingá, à equipe do DSEI Xavante, coordenada pelo senhor Romildo Ribeiro Parreira e ao coordenador da FUNAI senhor Álvaro Luís de Carvalho Peres, pelo apoio e a todos os demais envolvidos nesse projeto que foi coroado de êxito.

Agradecemos especialmente os companheiros da “Expedição Xavante”, os Governadores de distrito companheiros Paulo Roberto Balla (D 4710); Arthur Harbs (Gov. indicado D 4710); Wilson Pereira de Godoy (D 4630); Sérgio Baseggio (D 4640) e Zozoel de Paula (D440) pela visita e pelo prazer da companhia no dia 4 de setembro. Foi um momento breve, mas muito motivador, que nos abriu muitas oportunidades.

Seja o primeiro a comentar sobre "PROJETO “MOBILIDADE PARA TODOS”"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*