Barra do Garças têm 18 novos condutores de turismo capacitados pelo programa Cidade Empreendedora e Sustentável

Com apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Sebrae os condutores locais de turismo passaram por um curso de capacitação teórica e prática

Assessoria Sec. de Turismo

A Prefeitura de Barra do Garças, por meio da Secretaria de Turismo (SECTUR) em parceria com o Sebrae Mato Grosso na adesão do projeto “ Cidade Empreendedora Sustentável’’ promoveu o curso de capacitação para condutores locais de turismo no mês de novembro.

Reconhecendo a importância de investimento em ações no turismo local para o bom desenvolvimento do município e da região e aproveitando a alta demanda do setor por destinos turísticos para turismo de natureza, a gestão 2021/2024 do Prefeito Adilson Macedo tem traçado ações que contribuem na retomada do turismo, que tanto foi afetado pela pandemia do covid-19 nesses últimos anos.

Uma dessas ações foi a capacitação de 18 munícipes para trabalharem como condutores locais de turismo, que além de informar o turista sobre os atrativos, detém funções voltadas para sustentabilidade local, são agentes responsáveis pela valorização da cultura, da identidade, preservadores do meio ambiente e agora saindo da informalidade, são promotores de um turismo responsável e de qualidade, atuando rigorosamente dentro das normas de segurança recomendadas pelo ministério do turismo.

O curso de capacitação de condutores locais se tornou uma prioridade da Secretaria Municipal de Turismo, tendo em vista as boas projeções para a retomada do turismo em 2022, a capacitação foi ofertada em novembro para que na alta temporada tenham mais profissionais disponíveis para atuarem na área.

O edital do processo seletivo foi publicado no dia 15 de outubro de 2021, teve o resultado parcial no dia 25 de novembro e contemplou vagas para 22 inscritos que atenderam os critérios dispostos no edital. O Curso teve a duração de 21 dias, em período integral, dividido em dois módulos: teórico com dinâmicas de fixação e prática com imersão.

As aulas teóricas foram ministradas de 03 a 10 de novembro no auditório da FUNAI pelos consultores: Tatiana Fernandez, especialista em formatação de atrativos turísticos e áreas naturais e Brasílio Ataíde, especialista em Turismo de aventura e gestão de segurança. As aulas práticas foram realizadas nos dias 26 a 28 de novembro, em uma propriedade rural a cerca de 20km do aeroporto de Barra do Garças e tiveram como conteúdo LIDERANÇA– Competências de Pessoal, com imersão em Orientação, Sobrevivência e Salvamento.

O transporte dos cursistas que saíram de Barra até a propriedade rural foi possível graças ao apoio da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Araguaia, por meio do prefeito do campus, Leandro e do Reitor Rodrigo, que cederam o microônibus para levar e buscar os alunos onde foi realizada as atividades da aula prática.

Toda a capacitação do curso seguiu as normas ABNT NBR ISSO 21101, 21102 e 21103 para Turismo de Aventura. Os alunos que concluíram o curso receberão pela prefeitura uma carteirinha de condutor local de turismo, podendo atuar nas áreas de atrativos naturais da cidade.

Seja o primeiro a comentar sobre "Barra do Garças têm 18 novos condutores de turismo capacitados pelo programa Cidade Empreendedora e Sustentável"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*