Agronegócio cresce exponencialmente no estado de Mato Grosso e cursos na área se tornam um diferencial no mercado de trabalho

Da Assessoria

O setor do agronegócio brasileiro está assumindo  um papel de destaque mundial e se consolidando como um dos principais negócios no progresso da economia nacional. Ele envolve todas as atividades econômicas ligadas à cadeia produtiva agrícola e agropecuária, não só no campo rural, mas também no campo industrial e comercial.

Segundo o boletim da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em 2020, o PIB teve alta para todos os segmentos que envolvem o agronegócio, até mesmo para a agroindústria, que foi o segmento mais afetado pela pandemia. Mesmo diante do cenário  de extrema dificuldade econômica, como os vividos durante a pandemia de COVID-19, o agro se manteve em destaque devido a sua expansão de produtividade, produção e geração de emprego.

Esse mercado está em constante crescimento, de forma que  cursos de graduação como os de Engenharia Agronômica e de Gestão em Agronegócio estão entre os mais promissores, pois possibilitam a atuação em todos os elos das cadeias produtivas, como comercialização, importação, exportação e industrialização de produtos agropecuários e insumos.

De acordo com Sammes Antônio Cláudio – Coordenador dos cursos da área, o Mato Grosso é o maior produtor de soja, milho, algodão e gados do país. Com 35 dos 100 municípios mais ricos do país voltados ao agronegócio brasileiro, o que ressalta a importância do ensino aliado à prática. Na região do Vale do Araguaia, o UniCathedral Centro Universitário está pronto para levar ao campo os profissionais altamente capacitados para trabalhar nesse setor de extrema importância para o estado de Mato Grosso. O UniCathedral conta com uma Fazenda Escola, onde há produção animal, vegetal e também faz todo o processo de gestão econômica, financeira e da cadeia produtiva. 

A aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula são de suma importância para  garantir a qualidade de ensino, principalmente nas aulas de campo e nas aulas técnicas. A Fazenda Escola contribui com a formação acadêmica, já que é um espaço dedicado ao estudo, pesquisa e desenvolvimento de técnicas e tecnologias voltadas ao agro. Na Fazenda Escola são desenvolvidos testes e experimentos relativos às diversas áreas dos cursos, que geram várias pesquisas científicas.

Visita a Fazenda Escola do UniCathedral (Respectivamente: Supervisor de Manutenção Eduardo Menezes, Pró-Reitora de Educação Drª Elaine Navarro e Coordenador Sammes Cláudio)

Na última quarta-feira (09), uma equipe do UniCathedral, liderados pela Pró-Reitora de Educação, Drª Elaine Navarro, e pelo Coordenador dos cursos de Engenharia Agronômica e Gestão de Agronegócio, Sammes, visitaram a Fazenda Escola 3 Barras do UniCathedral, justamente com o intuito de implementar melhorias nas culturas de produção e criação que são desenvolvidas na fazenda, além de realizar a vistoria da estrutura do campo para em breve realizar aulas técnicas com alunos dos cursos da área. 

As culturas implantadas na Fazenda Escola são: Sojicultura (Soja), Cultura de milho, Cocoicultura (coco), Cultura do Cajueiro e Bovinocultura de leite. Todos estes espaços são visitados em tempos específicos pelos acadêmicos e assim, contribui para a formação acadêmica de qualidade.

Seja o primeiro a comentar sobre "Agronegócio cresce exponencialmente no estado de Mato Grosso e cursos na área se tornam um diferencial no mercado de trabalho"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*