EDUCAÇÃO – Prefeitura de Barra do Garças adere ao Programa de Escola Cívico-Militar no CMEB Helena Esteves

O Programa do Governo Federal deve ser implantado até o mês de julho, atendendo cerca de 500 alunos do 6º ao 9º ano já matriculados na escola

Secom-BG

A Prefeitura de Barra do Garças, por meio da Secretaria de Educação, aderiu ao programa do Governo Federal e Ministério da Defesa para implementação do modelo cívico-militar no Centro Municipal de Educação Básica Helena Esteves, no bairro Nova Barra.

O programa de escolas cívico-militares do Ministério da Defesa visa melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas, onde os militares irão desempenhar um papel de supervisão e atuarão no apoio à gestão escolar e à gestão educacional, enquanto professores e demais profissionais da educação continuarão responsáveis pelo trabalho pedagógico.

Os militares serão escolhidos através de processo seletivo e deverão passar por uma capacitação profissional para desempenhar o papel de supervisor no centro de ensino. Além disso, também serão responsáveis pelo desenvolvimento de atividades cívicas, visando a redução do abandono e na diminuição da violência escolar.
Nesta segunda-feira (21), o prefeito Dr. Adilson Gonçalves e o vice-prefeito e secretário de Educação Prof. Sivirino Souza, assinaram o termo de adesão ao programa. O prefeito destacou que a implantação da escola civico-militar é mais uma alternativa para melhorar os índices de educação da rede municipal de ensino.

“Estamos buscando alternativas para melhorar o ensino das escolas da nossa cidade, e depois de muitas tratativas com o governo federal e o Ministério da Educação, nós aderimos ao projeto. Percebemos também que houve uma grande aprovação por parte da comunidade que entende a importância deste projeto para o avanço da educação dos nossos alunos”.

Como contrapartida da parceria, o município será responsável por oferecer os recursos humanos (professores e colaboradores) e os uniformes dos alunos. O Ministério da Educação irá custear a ampliação e adaptação da escola.
A implantação do programa passou por uma consulta pública no dia 04 de março e teve a aprovação de 100% dos pais e 85% dos funcionários. O modelo cívico-militar atenderá cerca de 500 alunos já matriculados, do 6º ao 9º ano no período matutino. Já os alunos dos anos iniciais (1º ao 5º ano) terão aula no período vespertino, sem interferência do programa.

De acordo com o secretário de Educação Prof. Sivirino até o mês de julho o programa deverá ser implantado, e neste primeiro momento que antecede a implementação do projeto o CMEB Helena Esteves passará por um processo de readequação.

“Nós conhecemos esse modelo de gestão escolar e sabemos que Barra do Garças ganha muito com isso. Temos estudado esse programa desde o ano passado e agora iremos trabalhar na estruturação da escola visando tornar o ambiente escolar mais adequado e com uma melhor estrutura para receber os alunos”.

Nesta segunda-feira (23) uma equipe de engenheiros já iniciou o levantamento técnico da estrutura do prédio do CMEB Helena Esteves, o local deverá passar por uma reforma e ampliação, com a construção de mais três salas de aula, miniauditório, sala de informática e laboratórios, além da aquisição de equipamentos de informática.

Seja o primeiro a comentar sobre "EDUCAÇÃO – Prefeitura de Barra do Garças adere ao Programa de Escola Cívico-Militar no CMEB Helena Esteves"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*