Pela primeira vez em 10 anos, Laboratório Municipal realiza mais de 9 mil exames em um mês

A ampliação dos serviços oferecidos a população é resultado dos investimentos realizados pela gestão municipal no último ano

Secom-BG

Em março, o Laboratório Municipal Dr. Arnulfo Coutinho, ultrapassou o número de 9.300 exames realizados. É a primeira vez, em 10 anos de existência, que a unidade atinge esse marco no atendimento.

O Laboratório Municipal visa oferecer diversos tipos de exames laboratoriais de forma gratuita à população, e atualmente oferece cerca de 40 tipos de exames, atendendo pacientes de toda região Garças e Araguaia.

O coordenador da unidade, Edson Scherer, revela que os investimentos da gestão municipal foram essenciais para a ampliação dos serviços oferecidos. “A gestão municipal, com os investimentos que foram feitos na compra de insumos e na melhoria dos equipamentos, foi muito importante no alcance dessa meta”.

O laboratório aderiu ao Programa Nacional do Controle de Qualidade, medida instituída pela Anvisa. Edson Scherer diz que o laboratório está quase 100% dentro dos requisitos no Programa. “Implementar o PNCQ inovou a técnica de análise dos exames e os profissionais do laboratório são avaliados constantemente”.

O Laboratório também se tornou referência em citologia e exames preventivos de diagnóstico de câncer de colo de útero. A coordenadora do setor de Citologia do laboratório, Drª. Raniana Fratari, ressalta que os investimentos no valor de mais de R$ 150 mil, aplicados no último ano possibilitaram melhoria na estrutura do local, além do aumento significativo das realizações dos exames laboratoriais. Ela também observa que a procura por exames preventivos, o Papanicolau, aumentou após o pico da pandemia.

“O exame preventivo mais conhecido como papanicolau é de suma importância para diagnóstico de câncer de colo de útero, com a pandemia a procura por esses exames diminuíram, mas agora percebemos que está havendo uma procura maior, com isso também ampliamos nossa equipe com a contratação de mais uma biomédica para melhor atender a população”.

O Laboratório Municipal Dr. Arnulfo Coutinho, fica localizado na rua Xavante, ao lado do antigo CECAP. Os atendimentos são realizados gratuitamente através do Sistema Único de Saúde.

Seja o primeiro a comentar sobre "Pela primeira vez em 10 anos, Laboratório Municipal realiza mais de 9 mil exames em um mês"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*