IV Torneio A’uwe Nhibodo: apoio à cultura dos povos indígenas

Por Atila Rodrigues

No Brasil e em vários outros países comemora-se o Dia dos Povos Indígenas. Esta data faz referência ao Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado no ano de 1940, que reuniu lideranças indígenas e representantes de várias etnias de países como Chile e o México.

O principal propósito da reunião foi discutir várias pautas a respeito da situação dos povos indígenas após séculos de colonização e da construção dos Estados Nacionais nas Américas. Até hoje essa data serve como um momento de celebração, preservação da memória e a reflexão crítica nas escolas e demais instituições sobre o passado da colonização européia no continente americano.

Para celebrar a ocasião, no último dia 19, foi realizado o 4º Torneio A’UWE NHIBODO, na Terra Indígena de Sangradouro, localizada entre os municípios de Primavera do Leste e Barra do Garças-MT. O intuito foi prestar apoio cultural aos povos indígenas, visando a sua valorização, promovendo a divulgação da preservação ambiental, o respeito às diferenças, à cultura, à educação e aos valores indígenas.

Bartolomeu Patira, professor indígena, lembrou da importância da educação na vida do povo indígena e cobrou das autoridades ações que possam solidificar a independência indígena no país, como mais saúde, segurança alimentar e a garantia de direitos fundamentais.

O evento foi uma parceria entre o UniCathedral, a Rede de Frente, Defensoria Pública, Polícia Judiciária Civil, Polícia Rodoviária Federal, FUNAI, Dra Lindalva Ramos, a presidente da Rede, Ana Paula Fernandes, Dyumdy e Joel Goes. Na ocasião, foram recepcionados por membros da Aldeia, pelo professor Bartolomeu Patira e pelo Cacique Alexandre Tsereptsé.

O indigenista Joel Goes, ressaltou a importância de prestar apoio às comunidades, povos e organizações indígenas, fortalecendo o processo de autonomia na construção da história. Uma das formas de reduzir os impactos negativos sobre essas comunidades é tentar manter a herança cultural indígena dessa região.

A defensoria pública estadual reforçou o seu papel de atuação com toda população vulnerável, suprindo a falta da atuação federal que não possui núcleo na região. O defensor geral falou sobre a abertura do concurso público e enfatizou que, pela primeira vez, haverá vagas de procurador e técnico destinadas a indígenas.

O evento contou ainda com a participação de Vanderlei Cordeiro de Lima, medalhista Olímpico em Atenas (2004) e também de Ronaldo da Costa (vencedor da corrida de Reis em 1997), que durante a visita à comunidade indígena de São Marcos em Barra do Garças, os dois ídolos do atletismo brasileiro, puderam conhecer um pouco da cultura e apoia a primeira edição das Olimpíadas dos povos Xavantes.

O vencedor dessa seletiva irá participar da Corrida de Reis em Cuiabá ao lado de grandes nomes do atletismo brasileiro. Júlio Mier foi o vencedor desta etapa e recebeu das mãos de Ronaldo da Costa a medalha e seu passaporte para representar o seu povo em Cuiabá, e isso só foi possível graças ao projeto de atletismo de Barra do Garças, que a 20 anos leva o esporte para comunidades indígenas Xavantes.

Estar engajado em relação a assuntos relevantes para a sociedade é uma busca constante do UniCathedral, por meio do desenvolvimento de projetos de responsabilidade social, da realização de eventos que estimulem a educação e a cultura. A instituição tem como responsabilidade e compromisso criar ferramentas que contribuam para o benefício e crescimento da região.

Seja o primeiro a comentar sobre "IV Torneio A’uwe Nhibodo: apoio à cultura dos povos indígenas"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*